INTRODUÇÃO: Na busca entre a relação de tratamentos ortodônticos e cura para certas patologias se destaca a relação causa e efeito do uso do aparelho ortodôntico com a disfunção temporomandibular, e apesar de haver um grande acervo de literaturas sobre o assunto ele ainda é motivo de constante discordância entre os pesquisadores. OBJETIVO: Analisar estudos relevantes sobre a ortodontia relacionada a disfunções na articulação temporomandibular. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa acerca da ortodontia como fator causal de DTM. Foram acessadas as bases de dados: SCIELO, LILACS utilizando os seguintes descritores: Ortodontia; articulação temporomandibular; disfunção temporomandibular e tratamento nos idiomas português e inglês. Foram encontrados 20 artigos e selecionados 15 no período de 2012 a 2019 para compreensão do tema. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O tratamento ortodôntico não deve ser definido com terapia para definitiva para a DTM, pois dados estatísticos não demostram de maneira clara que o uso de aparelho e a correção da má oclusão dentária e esquelética reduzam a chance de desenvolvimento da DTM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar das discordâncias entre os pesquisadores, todos destacam a ATM como uma articulação complexa e muito solicitada para ações essenciais do desenvolvimento humano.
DESCRITORES: Ortodontia; articulação temporomandibular; disfunção temporomandibular e tratamento.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho