A Disfunção temporomandibular é definida como uma disfunção na ATM, compreendendo desordens musculoesqueléticas nas estruturas associadas ou ambos. Com relação à etiologia, é multifatorial, com aspectos referentes à oclusão dentária, psicológicos, traumas. Baseando-se nisso, foi realizada uma pesquisa que analisasse os fatores que podem acarretar a DTM em trabalhadores. Foram utilizados como fonte de dados artigos do Periódico Capes e Scielo, fazendo uso das palavras-chave “Disfunção Temporomandibular’’ e “Saúde Ocupacional’’, e incluindo apenas os artigos publicados nos últimos 10 anos, independente do idioma, sendo obtidos assim 12 artigos. Foram incluídos apenas aqueles que avaliam os fatores que ocasionam a disfunção temporomandibular no trabalhador e foram excluídos os que relatam a disfunção temporomandibular de forma isolada. Sendo assim após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 5 artigos para a elaboração do presente trabalho. Constatou-se uma prevalência de DTM nos trabalhadores que fazem uso de DPAI do tipo concha em razão da pressão na região muscular e a presença de DTM em virtude da exaustão por trabalho excessivo, ou seja, a associação entre a presença da DTM e o estresse psicológico em trabalhadores da indústria e pilotos civis. Diante de todos os estudos realizados, concluímos que existe reciprocidade entre os fatores de trabalho e alterações na ATM do trabalhador, isso porque, o equipamento de proteção individual auditiva apesar de sua eficácia na proteção auditiva, é um fator agravante no desenvolvimento da DTM, assim como o trabalho que produza exaustão física e psicológica foi relatado como fator de risco no desenvolvimento de doenças relacionadas à ATM.
Descritores: Disfunção Temporomandibular.Saúde Ocupacional.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho