O autismo consiste em um distúrbio neurológico, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é caracterizado pela dificuldade na linguagem falada e interação social. Acomete, principalmente em pacientes do sexo masculino e seus comportamentos diferenciados começam a e se manifestar na infância precoce.Realizar uma revisão de literatura sobre as principais características do autismo abordando as diferentes formas de condicionamento odontológico, os novos métodos e estratégias usadas para o atendimento desses pacientes. As bases de dados ultizados foram,LILACS,IBECS,MEDLINE,PubMed, SciELO. Como palavras chaves foram utilizadas autismo, assistência odontológica, saúde bucal. Publicados nos ultimos 10 anos em línguas português, inglês. Após a leitura dos títulos foram selecionados 25 artigos, os resumos foram lidos escolhemos 10 artigos para elaboração do resumo.O diagnóstico é clínico, baseado principalmente pela assiduidade de distúrbios de interação social, interesses restritos, padrões estereotipados do comportamento e distúrbios de comunicação. Atualmente, os Cirurgiões Dentistas estão focados em formas de abordagem ao paciente autista como ordens claras e objetivas; rotina de atendimento; diminuição do tempo de espera na recepção contribuindo para que o atendimento e o tratamento sejam realizados de forma eficaz e segura. A particularidade tem que ser considerada durante o atendimento, lembrando de minimizar os estímulos sensoriais estressantes e cuidado com o uso de palavras que provoquem medo acontenção física apenas com consentimento dos pais. Mas, destaca-se a necessidade de ter programas de prevenção para paciente autista, buscando a redução de atendimentos sob anestesia geral. Descritores:autismo, assistência odontológica, saúde bucal.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho