O tabagismo, considerado na atualidade uma doença crônica, afeta a qualidade de vida das pessoas e é considerado um fator predisponente para inúmeras doenças, incluindo-se as periodontopatias. Deste modo, objetivou-se, através de uma revisão de literatura, apontar a associação existente entre o tabagismo e as doenças periodontais, destacando ainda a importância da atuação do odontólogo na prevenção desta enfermidade. Para tal fim, os dados foram coletados através de pesquisas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo, utilizando os descritores: tabagismo, fatores de risco, doenças periodontais e saúde bucal, instituindo como critérios de inclusão: artigos coerentes com a temática, publicados entre 2015 a 2019, em idioma português e disponível na íntegra. Durante as buscas identificou-se 30 estudos científicos e após aplicação dos critérios de inclusão o estudo contou com uma amostra de 7 obras científicas, através da análise destes, constatou-se que dentre os fatores relacionados a doença periodontal destaca-se o consumo de cigarros, tal fato se justifica, pois a nicotina provoca alterações da microbiota patogênica e prejuízo na inserção de fibroblastos à superfície radicular que podem levar a desgaste da saúde periodontal, como também promove alteração na função de células de defesa, uma vez que os níveis salivares de nicotina alteram o fluxo sanguíneo gengival, dessa maneira reduzindo a resposta imunológica. Nesse contexto, considera-se que existe uma relação direta entre o tabagismo e as doenças periodontais, influenciando a sua prevalência, progressão, severidade e tratamento, assim torna-se indispensável a atuação ativa do cirurgião-dentista quanto a orientação de seus pacientes sobre os riscos do uso do tabaco a saúde periodontal.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho