A odontologia hospitalar pode ser definida como uma pratica que visa os cuidados das alterações bucais que exigem procedimentos de equipes multidisciplinares na alta complexidade ao paciente. No entanto, a saúde bucal tem um grande significado quando a mesma é acompanhada da saúde geral do indivíduo. Em pacientes hospitalizados portadores de enfermidades sistêmicas, o atendimento odontológico contribui efetivamente para a sua recuperação, concretizando a real importância da inclusão desse profissional no ambiente hospitalar. A busca foi realizada na base de dados Sciello e LILASC. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a importância o cirurgião dentista incluso no tratamento multidisciplinar de pacientes hospitalizados. Utilizou descritores como: “atendimento hospitalar”, “pacientes em UTIs”, “Pneumonia Nosocomial “. Como critério de inclusão considerou-se textos tanto na língua inglesa como também na língua portuguesa de assuntos sobre o tema entre os anos de 2012 a 2017. Dos 97 artigos encontrados foram incluídos 8 artigos. Foi vista a real importância do cirurgião dentista no ambiente hospitalar na realização de um exame clinico adequado no paciente, respeitando suas limitações, avaliando patologias que possam esta presentes, remover focos de infecção, tratar de lesões orais e realizar ainda tratamento paliativos. Foi notada a melhora da higiene bucal e o acompanhamento por profissional especializado e qualificado, reduz significativamente o aparecimento de doenças respiratórias entre pacientes adultos, considerados de alto risco em cuidados paliativos e, principalmente os internados nas UTIs. DESCRITORES: cirurgião dentista em hospitais; atendimento multidisciplinar nas UTIs e pneumonia nosocomial.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho