A síndrome da ardência bucal (SAB) é uma patologia caracterizada pela sensação de ardor e queimação na mucosa bucal, sem que uma causa possa ser clinicamente detectada. OBJETIVO: Revisar a literatura e discutir a possível etiologia, aspectos clínicos e tratamentos da SAB, levando em consideração fatores sistêmicos, locais e psicossociais e a possível relação da doença com hábitos deletérios e uso de próteses dentárias. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão de artigos científicos disponíveis nas bases de dados PubMed e Scielo, publicados nos últimos 10 anos, em qualquer idioma, utilizando os descritores: Síndrome da ardência bucal, Diagnóstico, Etiologia, Terapêutica. E após seleção, obtivemos 10 artigos que melhor contribuíram para a elaboração dessa revisão. REVISÃO DE LITERATURA: Foi possível observar que a maioria dos casos de SAB ocorre em indivíduos do sexo feminino, de meia idade, pós-menopausa. A xerostomia também foi observada, sem relação com disfunção das glândulas salivares. Um grande número de pacientes faziam uso de anti-hipertensivos, psicotrópicos, e apresentavam quadro clínico de depressão e ansiedade. Não foi observada relação direta com a ausência dentária e com a presença de próteses, no entanto fatores sistêmicos e doenças crônicas, juntamente com a presença de possíveis traumas por próteses mal adaptadas e mal higienizadas, pode acarretar a perpetuação da dor. Não há tratamentos estabelecidos, sendo necessário na maioria das vezes, uma abordagem multidisciplinar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Novos estudos ainda são necessários, a fim de elucidar e esclarecer a respeito das possíveis etiologias da SAB, desta forma poderão ser desenvolvidos novas possibilidades de tratamento, com o intuito de trazer mais conforto e qualidade de vida para os pacientes.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho