A identificação humana no Indivíduo vivo ou morto constitui um dos procedimentos periciais mais efetuados nos departamentos da medicina legal do país. A odontologia legal é um segmento que tem dado uma vasta contribuição para a ciência nessa prática e também vem passando por adaptações ao longo dos anos, essas adaptações vem se mostrando cada vez mais eficiente na investigação trabalhista, administrativa, civis e principalmente criminais. O primeiro caso relatado da utilização da odontologia é de um incêndio que aconteceu no dia 4 de maio de 1897 no bazar de caridade em Paris, houveram cerca de duzentos mortos, onde estavam algumas pessoas da nobreza na qual foi sugerido aos seus dentistas que fizessem sua identificação, que foi realizada com sucesso. A identificação humana é uma atividade pericial que pode ser realizada no âmbito da antropologia forense por meio de diferentes técnicas. Existe diferentes métodos que auxiliam o odontolegista na identificação de um corpo, podemos citar entre elas a sobreposição de imagens, analise de sorrisos, comparação entre documentação odontológica ante-mortem e post-mortem. Essa revisão de literatura foi um estudo detalhado de técnicas usadas pelo profissional especialista em odontologia legal na identificação de corpos em estados avançados de decomposição e na solução de crimes. Nesse estudo foram coletadas as mais importantes informações dos artigos escolhidos para a realização desta revisão, com fim de trazer ao leitor informações a respeito de sua aplicabilidade.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho