INTRODUÇÃO: Atualmente, diversos estudos têm mostrado sucesso na reabilitação oral com implantes dentários. Entretanto, podem ocorrer fracassos por complicações logo após a sua instalação ou, posteriormente, quando a prótese sobre o implante já está em função há algum tempo.OBJETIVOS: por meio de uma revisão de literatura discorrer sobre a formação de biofilmes em implantes e a associação com o seu fracasso. MATERIAIS E MÉTODOS: A busca foi realizada a partir do portal eletrônico PubMed e da base de dados EBSCO , utilizando os descritores: “Biofilm”, “Streptococcus Mutans”, “Implant”. Os critérios de inclusão foram artigos dos últimos dez anos, na língua inglesa, que relatassem, principalmente, as influências das bactérias nos implantes dentários, e os critérios de exclusão foram artigos não disponíveis na íntegra, revisões de literatura, teses e dissertações. RESULTADOS: A busca inicial gerou um total de 337 artigos, sendo selecionados 15 após a remoção das duplicatas e leitura dos títulos e resumos. A análise dos estudos mostrou quefalhas tardias podem ocorrer quando a osseointegração é perdida devido sobrecarga e/ou infecção sendo que um dos fatores de infecção é a infiltração e colonização bacteriana, que tem sido associado com a perda óssea ao redor dos implantes, característica da periimplantite. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse estudo, mostrou que existe a associação da colonizaçãobacteriana com o fracasso dos implantes, resultados esses que devem ser bastante explorados para a prevenção e tratamento da periimplantite.
DESCRITORES: Biofilm. Streptococcus Mutans. Implant.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho