Introdução:Entende-se por escola,instituição responsável pela introdução educacional e por desenvolver socialmente e cognitivamente o individuo,sendo esta o local de primeiro encontro social fora do berço familiar,visto que cabe ao educandário ter um elo com a saúde,para incorporar e ensinar práticas de cuidados bucais e outros tipos de prevenções de higidez.A principal medida que deve ser ensinada é sobre a escovação diária para os pequenos.Desse modo,colaborando com a instituição de saúde e incorporando este habito nas crianças, dessa forma se terá um corpo cívico com menos doenças comuns,pois podem ser evitadas com uma higiene bucal adequada, tais como: cárie,gengivite,halitose.Objetivo:O objetivo desta analise é promover uma revisão integrativa usando a criticidade na forma em que a educação bucal é suscitada nos ensinos infantis- em foco creches e pré-escolas, propiciando profilaxia na odontopediatria.Metodologia:O estudo tem como base artigos científicos encontrados nas plataformas de pesquisa MEDLINE, PUBMED, BVS e Google Acadêmico por meio dos seguintes descritores-odontopediatria,saúde bucal nas escolas.O levantamento é embasado em artigos dos últimos oito anos, visto que foram excluídas revisões bibliográficas e trabalhos de conclusão de curso, portanto foram selecionados cerca de XV artigos para o desenvolvimento. Conclusão:Logo,é visto que a prevenção de doenças bucais em escolas tem êxito,pois os educandos tem idade propicias aos ensinamentos e medidas, estes, devem ser passados pelo professor por meio de tarefas interdisciplinares, já que o educador é um ser multiplicador de conhecimento.
Descritores: odontopediatria, saúde bucal nas escolas
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho