A pneumonia nosocomial é uma infecção do trato respiratório, sendo a segunda infecção hospitalar mais comum e a causa mais frequente de morte entre as infecções adquiridas nos hospitais. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é fazer uma revisão de literatura sobre a associação da doença periodontal com a pneumonia nosocomial em pacientes de UTIs. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed e LILACS, entre 2014 e 2019, utilizando os descritores em combinação “Periodontal Diseases”, “Pneumonia” e “Intensive Care Units”. Foram obtidos 57 artigos no total, excluindo as revisões de literatura e os relatos de caso. Desses, 2 eram duplicatas e foram contados apenas como 1. Após uma criteriosa avaliação dos títulos e resumos, foram selecionados 14 artigos relevantes ao tema. Em pacientes imunocomprometidos, como os de UTIs, a microflora oral se torna mais agressiva, visto que há a redução da salivação, mastigação e dos mecanismos de limpeza da cavidade oral, o que colabora para o aumento do biofilme. Ademais, procedimentos como a ventilação mecânica propiciam a migração dessa microflora para o trato aéreo superior, causando infecções pulmonares, como a pneumonia nosocomial. Outrossim, os patógenos oportunistas, como Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginos, são altamente resistentes aos antibióticos utilizados, o que evidencia a importância de uma atuação preventiva que priorize a saúde bucal do paciente. Logo, é nítida a necessidade de um acompanhamento odontológico por um cirurgião dentista, para que se possa impedir o aparecimento da pneumonia nosocomial associada às doenças periodontais em pacientes de UTIs.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho