A autofagia é um processo de degradação e reciclagem de componentes, no qual a célula digere partes de si mesma, com o objetivo de renovar seus componentes. Quando ativado de maneira anormal, esse processo pode contribuir para a sobrevivência de células tumorais, impedindo sua apoptose. O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura acerca da influência da autofagia no prognóstico do carcinoma de células escamosas (CEC). Para isso, foi realizada uma busca na base de dados Pubmed, utilizando os descritores combinados “Autophagy”, “Oral squamous cell carcinoma” e “Mouth”. De 87 artigos encontrados, foram selecionados 8 de língua inglesa, após leitura de títulos e resumos. Aqueles que não se adequavam ao objetivo do trabalho foram excluídos, assim como revisões de literatura e relatos de caso. A autofagia realizada por células tumorais reduz as taxas de apoptose, funcionando como um mecanismo de autodefesa tumoral. Análises de sobrevida mostraram que a superexpressão de biomarcadores específicos da autofagia, como o LC3B, diminuem o prognóstico de pacientes. Adicionalmente, a inibição de protoncogenes relacionados à autofagia pode melhorar o prognóstico e a sobrevida livre de doença em portadores de CEC. Diante disso, mais estudos são necessários para elucidar o papel da autofagia no CEC e verificar se a alteração desse processo intracelular pode melhorar o desenvolvimento das estratégias terapêuticas para essa neoplasia.
Descritores: Autophagy, Oral squamous cell carcinoma, Mouth.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho