Introdução: A artrose, também conhecida como osteoartrose ou doença articular degenerativa, é conceituada segundo Radl (2005) como uma doença degenerativa osteoarticular crônica e progressiva, de etiologia multifatorial que manifesta-se por artralgia, rigidez e limitação da função articular, com perda progressiva e reparação inadequada da cartilagem e remodelagem do osso subcondral. O tratamento fisioterápico da osteoartrose é dirigido a redução da dor, manutenção e melhora da mobilidade articular, redução da incapacidade física a qual limita as atividades da vida diária, melhora da qualidade de vida e limitação da progressão das lesões articulares. Objetivos: Relatar o caso de uma idosa com o diagnóstico clínico de artrose no joelho e os benefícios da fisioterapia nessa patologia. Métodos: Consta de um relato de caso desenvolvido no setor de Fisioterapia da Clínica Escola da Faculdade Maurício de Nassau, no período de fevereiro a março de 2017, contabilizando 10 atendimentos. Foi respeitado os princípios éticos da resolução 510/2016 do Código de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Após cinco atendimentos foi relatado pela paciente uma redução significativa do quadro álgico: dor intensa (07) para moderada (04), conforme EVA; ganho expressivo de ADM, goniometria para flexão do joelho esquerdo 130° e para extensão 125°, joelho direito flexão 115° e extensão 120°, força muscular grau 5 conforme a tabela de Oxford, havendo ainda importante melhora no que diz respeito às AVD’s. As principais modalidades terapêuticas usadas comumente na prática da fisioterapia são calor, crioterapia, eletroterapia e cinesioterapia. O uso dessas técnicas para diminuição da dor e acelerar a cicatrização é uma pratica secular que ainda é adequada hoje em dia. Particularmente no espectro da gestão da dor, multiformas de terapia, incluindo educação psicológica do paciente, exercícios e atividades físicas, cinesioterapia, tratamento farmacológico e intervenções cirúrgicas, devem completar um ao outro para o máximo benefício ao paciente. Conclusões: O presente estudo constatou que a Fisioterapia contribuiu de forma significativa no aumento da autonomia funcional e na redução do quadro álgico de idosos com gonartrose.
A realização da II Jornada de Fisioterapia Fametro apresentou-se como um importante evento acadêmico-profissional que visou a qualidade do conhecimento e a apresentação da excelência do profissional Fisioterapeuta na atualidade.
INOVAÇÕES E FUNCIONALIDADE NA FISIOTERAPIA surgiu a partir do desejo de mostrar o quanto a profissão avançou na promoção da saúde do indivíduo e da coletividade com inovações de idéias, conceitos, tecnologias e práticas.
Um momento científico que promoveu o convívio e a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da Fisioterapia de todo o Ceará, em especial da Fametro.
Pensando no avanço teórico-prático conquistado por nossos alunos e docentes, vimos a necessidade de investir em um evento que mostrasse a força da Fisioterapia, e que representasse o fazer e o ser FISIOTERAPIA FAMETRO.
Até a próxima!
Thaís Teles
Regras para o envio dos Temas Livres
1 - Serão disponibilizadas duas modalidades de envio dos temas livres: Oral e Pôster, que deverão ser enviados na forma de resumo;
2 - Os resumos deverão ser enviados em língua portuguesa;
3 - O preenchimento e envio dos trabalhos serão realizados exclusivamente por meio eletrônico: fametro.com.br/jornadafisioterapia. O endereço de e-mail informado no ato da submissão será o mesmo utilizado em toda a comunicação entre a Comissão Científica do evento e o responsável pelo envio do trabalho.
4 – O prazo limite para o envio dos Temas Livres será até às 23H59 (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 10 de outubro de 2017;
5 - Cada pesquisador/a poderá submeter até 02 (dois) trabalhos como 1º autor. Aqueles que atingirem o número de trabalhos permitidos só poderão constar em outros trabalhos como coautores. O número máximo de autores permitido por trabalho será de até 06 (seis).
6 - Pesquisas envolvendo seres humanos ou experimentação animal devem ser previamente aprovadas pelos Comitês de Ética e Pesquisa das instituições a que estiverem vinculadas.
7 - Trabalhos duplicados ou incompletos e resumos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos.
8 - Os Temas Livres serão avaliados, por 02 (dois) revisores distintos, de maneira cega, recomendados pela Comissão Científica da II Jornada de Fisioterapia da FAMETRO. Temas Livres com notas muito divergentes serão julgados novamente por um terceiro revisor, recomendado pela Comissão Científica;
9 – Os 10 (dez) resumos que receberem maiores pontuações durante o processo de avaliação serão direcionados para apresentação na modalidade oral; 9.1 – Os trabalhos apresentados na modalidade oral concorrerão a prêmio;
10 – A lista com os trabalhos aprovados será divulgada no site do evento até às 23H59 do dia 29 de outubro de 2017;
11 - Detalhes sobre a formatação do resumo, assim como o tempo e formato das apresentações (oral/pôster) estão disponíveis nas páginas 05 a 10 deste arquivo;
12 - Para os trabalhos apresentados nas modalidades Oral e Pôster, é obrigatória a presença do apresentador durante toda a sessão. Para os trabalhos na modalidade Pôster, é obrigatória a inserção e recolhimento do material.
13 – Premiação: Os trabalhos apresentados na modalidade oral que obtiverem maior pontuação receberão premiação. A premiação dos trabalhos ocorrerá no dia 11 de novembro de 2017, durante o encerramento do evento.
14 – Publicação: Os resumos de todos os trabalhos apresentados na II Jornada de Fisioterapia Fametro serão publicados nos Anais da Jornada de Fisioterapia Fametro;
15 – Certificados: os certificados de participação no evento e de apresentação de trabalhos serão disponibilizados para download no site do evento;
Em caso de dúvidas, entrar em contato por meio do email: jornadafisiofametro@gmail.com.
Agradecemos desde já a sua participação.
Profa. Denise Moreira Lima Lobo COMISSÃO CIENTÍFICA
Thaís Teles Veras Nunes COORDENAÇÃO DO CURSO
Comissão Científica:
Profa. Denise Moreira Lima Lobo
Prof. Paulo Fernando Mchado Paredes
Prof. Cristiano Teles de Sousa
Prof. João Jaime Leite Giffoni
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Fametro
Rua Conselheiro Estelita, 500, Centro, Fortaleza-CE
CEP: 60.010-260
Telefone: (85) 3206-6400
E-mail: jornadafisiofametro@gmail.com
Corpo editorial
Organização Geral
Profa. Thais Teles Veras Nunes
Profa. Josenilda Malveira Cavalcanti
Comissão Científica:
Profa. Denise Moreira Lima Lobo
Prof. Paulo Fernando Mchado Paredes
Prof. Cristiano Teles de Sousa
Prof. João Jaime Leite Giffoni
Comissão Estrutural:
Prof. Francisco Edson Barbosa Marques
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Comissão de Divulgação:
Profa. Solange Sousa Pinheiro
Profa. Rinna Rocha Lopes
Profa. Márcia Maria Gonçalves
Comissão Social:
Profa. Francilena Ribeiro Bessa
Profa. Patrícia da Silva Taddeo
Comissão Financeira:
Profa. Izabel Janaína Barbosa da Silva
Profa. Cristiane Madeiro Araújo
Periodicidade da Publicação
Publicação Bienal
Autor Corporativo
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Fametro
Rua Conselheiro Estelita, 500, Centro, Fortaleza-CE
CEP: 60.010-260
Telefone: (85) 3206-6400
.