INTERVEÇÃO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA EM CRIANÇAS PORTADORAS DE PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Bruno Cordeiro Magalhães¹*; Maria de Fátima Rocha Evangelista ¹; Izabel Cristina Queiroz Carvalho¹; Rafaela Pessoa Santana².
¹ Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará.
² Fisioterapeuta, Doutora em Saúde Coletiva e Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará.
INTRODUÇÃO: A Paralisia Cerebral é um grupo de afecções do SNC da infância de caráter não progressivo e que manifesta clinicamente distúrbios da motricidade, ou seja, alterações de movimento, postura, equilíbrio, coordenação e que ainda pode ter presença de movimentos involuntários variáveis. Em suma, a paralisia cerebral constitui uma alteração de movimentos posturais ou controlados dos pacientes, que aparece cedo, ocorrendo um evento secundário a uma disfunção ou lesão do SNC e não sendo considerado o resultado de doença cerebral progressiva ou degenerativa. É necessária uma intervenção multidisciplinar tendo em vista que há comprometimento, cognitivo, motor. OBJETIVO: Realizar uma revisão bibliográfica na intervenção da fisioterapia aquática em crianças portadoras de paralisia cerebral METODOLOGIA: Os artigos foram pesquisados nas bases de dados do LILACS, MEDLINE, Pubmed e SciELO, datados entre 2007 a 2017, restritos aos idiomas português e inglês, utilizando os descritores: “fisioterapia”, “paralisia cerebral” e ”crianças”. Os critérios de inclusão foram artigos que destacassem a intervenção da fisioterapia aquática em indivíduos portadores de paralisia cerebral com idade até 18 anos. Critérios de exclusão foram artigos com indivíduos com idade superior a 18 anos e patologias associadas. RESULTADOS: Foram encontrados 148 artigos, dos quais 15 foram selecionados para esta revisão. Os estudos mostram que a fisioterapia aquática se mostrou eficaz como intervenção para minimizar os efeitos da paralisia cerebral, principalmente a nível motor, com utilização de técnicas de relaxamento, cinesioterapia e atividades lúdicas CONCLUSÃO: A fisioterapia aquática se mostrou indispensável tendo em vista seu vasto repertório de técnicas que reduzem as complicações geradas pela paralisia cerebral em crianças. A literatura, porém, apresenta poucos artigos relacionados ao tema, fazendo-se necessário a realização de mais pesquisas.
Palavras-chave: fisioterapia; paralisia cerebral; Crianças.
A realização da II Jornada de Fisioterapia Fametro apresentou-se como um importante evento acadêmico-profissional que visou a qualidade do conhecimento e a apresentação da excelência do profissional Fisioterapeuta na atualidade.
INOVAÇÕES E FUNCIONALIDADE NA FISIOTERAPIA surgiu a partir do desejo de mostrar o quanto a profissão avançou na promoção da saúde do indivíduo e da coletividade com inovações de idéias, conceitos, tecnologias e práticas.
Um momento científico que promoveu o convívio e a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da Fisioterapia de todo o Ceará, em especial da Fametro.
Pensando no avanço teórico-prático conquistado por nossos alunos e docentes, vimos a necessidade de investir em um evento que mostrasse a força da Fisioterapia, e que representasse o fazer e o ser FISIOTERAPIA FAMETRO.
Até a próxima!
Thaís Teles
Regras para o envio dos Temas Livres
1 - Serão disponibilizadas duas modalidades de envio dos temas livres: Oral e Pôster, que deverão ser enviados na forma de resumo;
2 - Os resumos deverão ser enviados em língua portuguesa;
3 - O preenchimento e envio dos trabalhos serão realizados exclusivamente por meio eletrônico: fametro.com.br/jornadafisioterapia. O endereço de e-mail informado no ato da submissão será o mesmo utilizado em toda a comunicação entre a Comissão Científica do evento e o responsável pelo envio do trabalho.
4 – O prazo limite para o envio dos Temas Livres será até às 23H59 (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 10 de outubro de 2017;
5 - Cada pesquisador/a poderá submeter até 02 (dois) trabalhos como 1º autor. Aqueles que atingirem o número de trabalhos permitidos só poderão constar em outros trabalhos como coautores. O número máximo de autores permitido por trabalho será de até 06 (seis).
6 - Pesquisas envolvendo seres humanos ou experimentação animal devem ser previamente aprovadas pelos Comitês de Ética e Pesquisa das instituições a que estiverem vinculadas.
7 - Trabalhos duplicados ou incompletos e resumos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos.
8 - Os Temas Livres serão avaliados, por 02 (dois) revisores distintos, de maneira cega, recomendados pela Comissão Científica da II Jornada de Fisioterapia da FAMETRO. Temas Livres com notas muito divergentes serão julgados novamente por um terceiro revisor, recomendado pela Comissão Científica;
9 – Os 10 (dez) resumos que receberem maiores pontuações durante o processo de avaliação serão direcionados para apresentação na modalidade oral; 9.1 – Os trabalhos apresentados na modalidade oral concorrerão a prêmio;
10 – A lista com os trabalhos aprovados será divulgada no site do evento até às 23H59 do dia 29 de outubro de 2017;
11 - Detalhes sobre a formatação do resumo, assim como o tempo e formato das apresentações (oral/pôster) estão disponíveis nas páginas 05 a 10 deste arquivo;
12 - Para os trabalhos apresentados nas modalidades Oral e Pôster, é obrigatória a presença do apresentador durante toda a sessão. Para os trabalhos na modalidade Pôster, é obrigatória a inserção e recolhimento do material.
13 – Premiação: Os trabalhos apresentados na modalidade oral que obtiverem maior pontuação receberão premiação. A premiação dos trabalhos ocorrerá no dia 11 de novembro de 2017, durante o encerramento do evento.
14 – Publicação: Os resumos de todos os trabalhos apresentados na II Jornada de Fisioterapia Fametro serão publicados nos Anais da Jornada de Fisioterapia Fametro;
15 – Certificados: os certificados de participação no evento e de apresentação de trabalhos serão disponibilizados para download no site do evento;
Em caso de dúvidas, entrar em contato por meio do email: jornadafisiofametro@gmail.com.
Agradecemos desde já a sua participação.
Profa. Denise Moreira Lima Lobo COMISSÃO CIENTÍFICA
Thaís Teles Veras Nunes COORDENAÇÃO DO CURSO
Comissão Científica:
Profa. Denise Moreira Lima Lobo
Prof. Paulo Fernando Mchado Paredes
Prof. Cristiano Teles de Sousa
Prof. João Jaime Leite Giffoni
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Fametro
Rua Conselheiro Estelita, 500, Centro, Fortaleza-CE
CEP: 60.010-260
Telefone: (85) 3206-6400
E-mail: jornadafisiofametro@gmail.com
Corpo editorial
Organização Geral
Profa. Thais Teles Veras Nunes
Profa. Josenilda Malveira Cavalcanti
Comissão Científica:
Profa. Denise Moreira Lima Lobo
Prof. Paulo Fernando Mchado Paredes
Prof. Cristiano Teles de Sousa
Prof. João Jaime Leite Giffoni
Comissão Estrutural:
Prof. Francisco Edson Barbosa Marques
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Comissão de Divulgação:
Profa. Solange Sousa Pinheiro
Profa. Rinna Rocha Lopes
Profa. Márcia Maria Gonçalves
Comissão Social:
Profa. Francilena Ribeiro Bessa
Profa. Patrícia da Silva Taddeo
Comissão Financeira:
Profa. Izabel Janaína Barbosa da Silva
Profa. Cristiane Madeiro Araújo
Periodicidade da Publicação
Publicação Bienal
Autor Corporativo
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Fametro
Rua Conselheiro Estelita, 500, Centro, Fortaleza-CE
CEP: 60.010-260
Telefone: (85) 3206-6400
.