INTRODUÇÃO: O envelhecimento é compreendido como alterações estruturais simultâneas promovendo uma diminuição da funcionalidade dos organismos, em função do progresso da idade. Essas alterações enfraquecem a qualidade de habilidades motoras, coordenação e equilíbrio prejudicando a adaptação do indivíduo no meio em que vive e dificultando a compreensão dos sinais vestibulares, que são responsáveis para conservação do equilíbrio corporal, levando a redução da autonomia social do idoso. OBJETIVO: Analisar as principais escalas nacionais e internacionais utilizadas para avaliação das habilidades de coordenação motora e equilíbrio em idosos saudáveis. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo de revisão sistemática que foi desenvolvida nas bases PEDro, SCIELO, PubMed e LILACS no período de setembro a outubro de 2017, com estudos publicados desde 2007 até 2017, nas línguas inglesa e portuguesa. Foram adotados como critérios de inclusão, artigos que abordaram escalas de avaliação do controle motor e equilíbrio em idosos que não apresentavam nenhuma patologia ou histórico de quedas. Foram excluídos textos não disponibilizados na íntegra, estudos de caso e revisões sistemáticas. Inicialmente, ao colocar os descritores nas bases de dados foram achados no total 140 artigos. Foram excluídos 129 por não se adequarem a temática, não possuir o texto disponível na integra e/ou que não contemplavam todos os critérios de inclusão, restando apenas 11 artigos. RESULTADOS- Após a busca e análise, 9 artigos atendiam os critérios metodológicos que passaram pela análise de classificação da escala PEDro atingindo qualidade metodológica alta. Os estudos analisados abordaram as escalas de avaliação: Escala Motora para a Terceira Idade (EMTI), AAHPERD, A Escala de BBS, Escala de equilíbrio e mobilidade de Tinetti, Up and go test, POMA, ONE LEG STANDING, Functional Reach Test (FRT), Indice de KATZ, GDLAM, Teste de Romberg e Teste de Romberg sensibilizado. Esses instrumentos objetivavam a avaliação da coordenação motora e equilíbrio em idosos saudáveis. CONCLUSÃO- Conclui-se que a escala mais utilizada atualmente que abrange capacidade funcional, incluindo testes de equilíbrio e coordenação é a escala American Alliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), que tem estudo de validade e confiabilidade. A opção pela utilização dessa escala deve-se a praticidade; especificada delineadamente para idosos; por minimizar riscos devido à natureza dos testes; e as tarefas motoras envolvidas que são similares às atividades realizadas no cotidiano.
A realização da II Jornada de Fisioterapia Fametro apresentou-se como um importante evento acadêmico-profissional que visou a qualidade do conhecimento e a apresentação da excelência do profissional Fisioterapeuta na atualidade.
INOVAÇÕES E FUNCIONALIDADE NA FISIOTERAPIA surgiu a partir do desejo de mostrar o quanto a profissão avançou na promoção da saúde do indivíduo e da coletividade com inovações de idéias, conceitos, tecnologias e práticas.
Um momento científico que promoveu o convívio e a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da Fisioterapia de todo o Ceará, em especial da Fametro.
Pensando no avanço teórico-prático conquistado por nossos alunos e docentes, vimos a necessidade de investir em um evento que mostrasse a força da Fisioterapia, e que representasse o fazer e o ser FISIOTERAPIA FAMETRO.
Até a próxima!
Thaís Teles
Regras para o envio dos Temas Livres
1 - Serão disponibilizadas duas modalidades de envio dos temas livres: Oral e Pôster, que deverão ser enviados na forma de resumo;
2 - Os resumos deverão ser enviados em língua portuguesa;
3 - O preenchimento e envio dos trabalhos serão realizados exclusivamente por meio eletrônico: fametro.com.br/jornadafisioterapia. O endereço de e-mail informado no ato da submissão será o mesmo utilizado em toda a comunicação entre a Comissão Científica do evento e o responsável pelo envio do trabalho.
4 – O prazo limite para o envio dos Temas Livres será até às 23H59 (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 10 de outubro de 2017;
5 - Cada pesquisador/a poderá submeter até 02 (dois) trabalhos como 1º autor. Aqueles que atingirem o número de trabalhos permitidos só poderão constar em outros trabalhos como coautores. O número máximo de autores permitido por trabalho será de até 06 (seis).
6 - Pesquisas envolvendo seres humanos ou experimentação animal devem ser previamente aprovadas pelos Comitês de Ética e Pesquisa das instituições a que estiverem vinculadas.
7 - Trabalhos duplicados ou incompletos e resumos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos.
8 - Os Temas Livres serão avaliados, por 02 (dois) revisores distintos, de maneira cega, recomendados pela Comissão Científica da II Jornada de Fisioterapia da FAMETRO. Temas Livres com notas muito divergentes serão julgados novamente por um terceiro revisor, recomendado pela Comissão Científica;
9 – Os 10 (dez) resumos que receberem maiores pontuações durante o processo de avaliação serão direcionados para apresentação na modalidade oral; 9.1 – Os trabalhos apresentados na modalidade oral concorrerão a prêmio;
10 – A lista com os trabalhos aprovados será divulgada no site do evento até às 23H59 do dia 29 de outubro de 2017;
11 - Detalhes sobre a formatação do resumo, assim como o tempo e formato das apresentações (oral/pôster) estão disponíveis nas páginas 05 a 10 deste arquivo;
12 - Para os trabalhos apresentados nas modalidades Oral e Pôster, é obrigatória a presença do apresentador durante toda a sessão. Para os trabalhos na modalidade Pôster, é obrigatória a inserção e recolhimento do material.
13 – Premiação: Os trabalhos apresentados na modalidade oral que obtiverem maior pontuação receberão premiação. A premiação dos trabalhos ocorrerá no dia 11 de novembro de 2017, durante o encerramento do evento.
14 – Publicação: Os resumos de todos os trabalhos apresentados na II Jornada de Fisioterapia Fametro serão publicados nos Anais da Jornada de Fisioterapia Fametro;
15 – Certificados: os certificados de participação no evento e de apresentação de trabalhos serão disponibilizados para download no site do evento;
Em caso de dúvidas, entrar em contato por meio do email: jornadafisiofametro@gmail.com.
Agradecemos desde já a sua participação.
Profa. Denise Moreira Lima Lobo COMISSÃO CIENTÍFICA
Thaís Teles Veras Nunes COORDENAÇÃO DO CURSO
Comissão Científica:
Profa. Denise Moreira Lima Lobo
Prof. Paulo Fernando Mchado Paredes
Prof. Cristiano Teles de Sousa
Prof. João Jaime Leite Giffoni
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Fametro
Rua Conselheiro Estelita, 500, Centro, Fortaleza-CE
CEP: 60.010-260
Telefone: (85) 3206-6400
E-mail: jornadafisiofametro@gmail.com
Corpo editorial
Organização Geral
Profa. Thais Teles Veras Nunes
Profa. Josenilda Malveira Cavalcanti
Comissão Científica:
Profa. Denise Moreira Lima Lobo
Prof. Paulo Fernando Mchado Paredes
Prof. Cristiano Teles de Sousa
Prof. João Jaime Leite Giffoni
Comissão Estrutural:
Prof. Francisco Edson Barbosa Marques
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Comissão de Divulgação:
Profa. Solange Sousa Pinheiro
Profa. Rinna Rocha Lopes
Profa. Márcia Maria Gonçalves
Comissão Social:
Profa. Francilena Ribeiro Bessa
Profa. Patrícia da Silva Taddeo
Comissão Financeira:
Profa. Izabel Janaína Barbosa da Silva
Profa. Cristiane Madeiro Araújo
Periodicidade da Publicação
Publicação Bienal
Autor Corporativo
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Fametro
Rua Conselheiro Estelita, 500, Centro, Fortaleza-CE
CEP: 60.010-260
Telefone: (85) 3206-6400
.