Introdução: O acidente vascular cerebral (AVC) pode apresentar características específicas de lesões que são subdivididas em isquêmicas e hemorrágicas. As principais sequelas são fraqueza muscular, perda de coordenação do movimento e espasmos musculares, presentes principalmente nos membros superiores. Para o tratamento fisioterapêutico desses pacientes é necessária uma boa avaliação, para evitar possíveis complicações, onde é possível utilizar de escalas para auxiliar desde a avaliação a evolução do paciente. Deste modo, a Avaliação de Fugl-Meyer (FMA), detém-se à análise do movimento e a funcionalidade das extremidades destes pacientes. Objetivo: Apresentar a importância da escala Fugl-Meyer na avaliação fisioterapêutica no tratamento de membros superiores em pacientes pós AVC. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de artigos pesquisados na PubMed, Scielo e BVS, utilizando os descritores: Upper extremity, Stroke, Physical Therapy e Fugl-Meyer. Foram filtrados artigos dos últimos 5 anos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Os critérios de inclusão foram estudos clínicos randomizados e que avaliassem apenas as funções dos membros superiores. Os critérios de exclusão foram artigos não randomizados e que fugissem do objetivo desta pesquisa. Resultados e Discussão: Os 32 artigos selecionados para o estudo trouxeram diferentes intervenções em suas pesquisas, dentre elas podemos citar a Estimulação transcraniana/elétrica/magnética (n=7), Estimulação do nervo vago (n=2), Terapia do espelho e de imagens motoras (n=8), Terapia de Tai Chi (n=1), Uso de toxina botulínica (n=2), Realidade virtual e terapia robótica (n=8), Kinesio Taping (n=1), Liberação Miofascial (n=1) e outros (n=2). Porém mesmo com os diferentes tipos de abordagens todos utilizaram a escala de FMA para avaliar as funções dos membros superiores dos pacientes tanto antes quanto após as intervenções. Diante disso os resultados que os artigos tinham em comum, demonstravam que a avaliação principalmente após as intervenções usando a escala FMA mostraram resultados significativos na melhora dos membros superiores dos pacientes pós AVC. Considerações finais: Conclui-se que, por sua fácil aplicabilidade e confiabilidade, a escala de Fugl-Meyer é uma importante ferramenta utilizada durante intervenções terapêuticas em pacientes pós AVC para avaliar as funções dos membros superiores. Pode-se então através dos resultados obtidos pela escala ser apresentado a evolução do paciente durante o tratamento ou evidenciar que determinado protocolo utilizado no estudo foi eficaz.
A realização da V Jornada de Fisioterapia Unifametro: Uma década de excelência: ampliando fronteiras na prevenção, reabilitação e cuidados paliativos apresenta-se como um importante evento acadêmico-profissional visando a qualidade do conhecimento e a apresentação da excelência do profissional Fisioterapeuta na atualidade.
Um momento científico que promoverá o convívio e a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da Fisioterapia do Ceará.
Tenham todos um excelente evento!
Thaís Teles
Coordenadora do Curso de Fisioterapia Unifametro
REGRAS PARA O ENVIO DOS TEMAS LIVRES
1 – Os temas livres serão apresentados na modalidade Pôster, que deverão ser enviados na forma de resumo (conforme descrito nas normas de formatação);
2 - O preenchimento e envio dos trabalhos serão realizados exclusivamente por meio eletrônico: www.unifametro.edu.br/jornadafisio. O endereço de e-mail informado no ato da submissão será o mesmo utilizado em toda a comunicação entre a Comissão Científica do evento e o responsável pelo envio do trabalho.
3 – O prazo limite para o envio dos Temas Livres será até às 23H59 (horário de Brasília) do dia 16 de agosto de 2024.
3.1 – Para submeter o trabalho, é obrigatório que o apresentador esteja inscrito no evento.
3.2 – Todos os trabalhos serão apresentados no formato pôster impresso (conforme template disponibilizado), no dia 30 de agosto, no turno da tarde.
3.3 – Caso o apresentador não possa comparecer no dia pré-estabelecido para a apresentação do trabalho, outro autor do trabalho poderá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e com a taxa de inscrição paga.
4 - Cada pesquisador/a poderá submeter até 02 (dois) trabalhos como 1º autor. Aqueles que atingirem o número máximo de trabalhos permitidos poderão constar em outros trabalhos como coautores. O número máximo de autores permitido por trabalho será de até 06 (seis).
4.1 - No caso do autor do trabalho ser acadêmico de graduação, deve-se incluir a indicação do professor/orientador no limite dos 06 (seis) autores.
4.2 – No ato de submissão do trabalho, deve ser preenchido nos campos específicos: Título do trabalho (EM CAIXA ALTA), Modalidade de apresentação (pôster); Palavras-chave (3 palavras-chave separadas por vígula), Resumo do trabalho (até 26000 caracteres), Instituição, Cidade e Estado, Nome completo e e-mail de todos os autores do trabalho (utilizar a opção “adicionar coautor” para adicionar nome e email dos demais autores do trabalho; Apresentador. Solicitamos que se certifique de incluir dados completos e corretos dos autores. Em nenhuma hipótese serão aceitas inclusões/modificações de dados de autoria após a submissão do trabalho.
5 - Pesquisas envolvendo seres humanos (incluindo trabalhos do tipo estudo/relato de caso) ou experimentação animal devem estar previamente aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa das instituições a que estiverem vinculadas.
5.1 - No caso de trabalhos que resultem de pesquisa que envolvam seres humanos, é obrigatório que o número do CAAE e o número de parecer de aprovação do protocolo de pesquisa emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa estejam descritos na Metolodologia do resumo.
5.2 - No caso de trabalhos que resultem de pesquisa que envolvam animais, é obrigatório que o número de protocolo de aprovação junto ao CEUA (Comitê de Ética para Uso de Animais) da instituição esteja descrito na Metolodologia do resumo.
5.3 – Revisão narrativa de literatura, revisão integrativa, revisão sistemática, relato de experiência e estudos epidemiológicos com consulta de dados abertos, não necessitam de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
6 - Trabalhos duplicados ou incompletos e resumos enviados fora do template do evento e fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos.
6.1 - Em caso de duplicidade neste envio, permanecerá como válido o trabalho com o maior número de inscrição, ou seja, que foi submetido mais recentemente.
6.2 - Após a conclusão do processo de envio do trabalho, não será possível realizar alterações – revise todo conteúdo antes de enviar.
7 – Recomendamos que, após submeter seu trabalho, confira e guarde o email enviado de forma automática pelo sistema para o email cadastrado no ato da submissão, pois ele será seu comprovante de envio de trabalho. Caso não receba o e-mail automático, pode ter acontecido: 1) o email do autor principal foi cadastrado errado; 2) o trabalho pode não ter sido enviado corretamente; 3) falha no envio por instabilidade na rede de internet.
7.1 - Caso não receba o automático, recomendamos enviar o trabalho novamente. Não serão aceitos trabalhos enviados por outra plataforma e/ou fora do prazo de submissão.
8 – A lista com os trabalhos aprovados e a grade de apresentação final serão divulgadas no site do evento até às 23H59 do dia 26 de agosto de 2024.
9 – Certificados: os certificados dos trabalhos apresentados serão disponibilizados para download no site do evento.
10 – Publicação: Todos os resumos aprovados para publicação em anais, serão publicados online no site do evento, após a V Jornada de Fisioterapia Unifametro (ISSN em processo de solicitação).
10.1 - Ao submeterem o trabalho, os autores concordam com as regras explicitadas neste Edital e autorizam a publicação do(s) trabalho(s) nos anais do evento e demais meios de divulgação indicados pela Unifametro, sendo responsáveis pelo conteúdo apresentado e revisão ortográfica prévia do trabalho.
NORMAS DE FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES
1. Formatação do resumo
1.1 – O pesquisador deverá enviar um resumo de forma estruturada, contendo: introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão e considerações finais;
1.2 - O resumo deverá conter até 2.600 caracteres (com espaços);
1.3 - Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Trabalhos com resultados e conclusões como “os resultados serão apresentados e discutidos...” não serão aceitos para apresentação;
1.4 – Os nomes dos autores, instituições nas quais o trabalho foi realizado e referências bibliográficas não deverão ser mencionados no corpo do texto do resumo estruturado, sob pena do trabalho ser desclassificado;
1.5 - Não serão aceitos tabelas, gráficos ou figuras no resumo.
2. Formatação do pôster
2.1 – O pôster deverá ser elaborado no Template para Confecção de Poster da V Jornada de Fisioterapia Unifametro disponibilizado para download no site do evento;
2.2 - O pôster deverá ter, obrigatoriamente, as dimensões de: 120 cm (altura) x 90 cm (largura), com corda para fixação do mesmo;
2.3 - O Pôster deverá atender a seguinte formatação:
- Título centralizado;
- Nome dos autores centralizado, respeitando a quantidade máxima de 06 autores;
- Logo da instituição onde o trabalho foi realizado ao lado do título (opcional);
- Introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências;
- Os resultados poderão ser ilustrados com fotos, gráficos e tabelas. A utilização de material fotográfico poderá ser feita de forma que não se identifique o participante da pesquisa que está sendo exposto;
- Agradecimentos e instituições fomentadoras devem ser colocados após as referências;
3. Apresentação do pôster
3.1 – As apresentações da modalidade pôster ocorrerão no dia 30 de agosto de 2024, no turno da tarde, em local a ser definido e posteriormente comunicado;
3.2 – O apresentador é responsável por pendurar o poster no local/horário indicado.
3.3 – O apresentador do pôster deverá estar à disposição dos avaliadores para apresentar o trabalho em horário e data pré-estabelecidos. Somente um autor poderá apresentar o trabalho;
3.4 - O apresentador deve permanecer com o poster afixado durante todo o bloco de apresentações (mesmo que já tenha apresentado o trabalho);
3.5 - A retirada dos posters (no final do bloco de apresentações) é de inteira responsabilidade do apresentador. Posters não retirados serão descartados;
3.6 - O trabalho deverá ser apresentado, preferencialmente, pelo autor principal, entretanto poderá ser apresentado por um dos coautores descritos no trabalho, desde que este esteja inscrito na V Jornada de Fisioterapia Unifametro;
3.7 - As apresentações terão duração de 05 minutos.
3.8 - É obrigatório que o título do trabalho no pôster seja o mesmo do título do trabalho enviado no momento da submissão para esta Jornada;
3.9 - Não será permitida a apresentação de trabalhos impressos em folhas soltas, sem características de um pôster.
Em caso de dúvidas, entrar em contato por meio do email: jornadafisioterapia.unifametro@gmail.com.
Agradecemos sua participação.
Cordialmente,
Comissão Científica.
Comissão Científica
Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO
Rua Carneiro da Cunha, 180 - Jacarecanga, Fortaleza-CE
CEP: 60.010-470
Telefone: (85) 3206-6400
Corpo editorial
Organização Geral
Profa. Thais Teles Veras Nunes
Profa. Denise Moreira Lima Lobo
Profa. Naiana Gonçalves Bittencourt Vieira
Profa. Patricia da Silva Taddeo
Profa. Rinna Rocha Lopes
Comissão Científica
Profa. Thais Teles Veras Nunes
Profa. Denise Moreira Lima Lobo
Profa. Patricia da Silva Taddeo
Profa. Rinna Rocha Lopes
Periodicidade da Publicação
Publicação Bienal
Autor Corporativo
Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO
Rua Carneiro da Cunha, 180 - Jacarecanga, Fortaleza-CE
CEP: 60.010-470
ANAIS JORNADA DE FISIOTERAPIA UNIFAMETRO
EDIÇÕES ANTERIORES:
Vol. 1, 2019 - https://doity.com.br/anais/jornada-de-fisioterapia-unifametro (TÍTULO: ANAIS JORNADA DE FISIOTERAPIA UNIFAMETRO)
Vol. 1, 2017 - https://doity.com.br/anais/jornada-de-fisioterapia-fametro (TÍTULO ANTERIOR: ANAIS JORNADA DE FISIOTERAPIA FAMETRO)
** Observação: Em virtude do período de pandemia, não houve submissão de trabalhos na Edição do Evento: IV Jornada de Fisioterapia Unifametro, em 2021.