Introdução: Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) consistem num processo de transformação de dados em informações, para tomada de decisão, formulação ou reorientação de políticas, visto que, são ferramentas tecnológicas que auxiliam gestores das três esferas de governo. Segundo Alves et al (2018), os SIS facilitam a formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiam o processo de tomada de decisões, ou seja, sua utilização na gestão, contribui para melhorar a situação de saúde individual e coletiva. Nessa perspectiva, Cavalcante (2018) e Bittar (2018), corroboram que existem inúmeros desafios, pois o avanço dessas tecnologias requer investimentos de alto custo, principalmente a capacitação do profissional em saúde; além das fragilidades relacionadas à infraestrutura tecnológicas e à organização de processos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, faz-se necessário refletir e reconhecer utilização dos sistemas de informação na gestão em saúde para que na prática tenha eficiência e eficácia. Objetivo: Destacar a utilização dos Sistemas de Informação em Saúde na gestão, ressaltando seus desafios e perspectivas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão de literatura de abordagem qualitativa. As buscas foram feitas na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nos termos “Sistema de Informação”, “Gestão em Saúde”, “Sistemas de Informações em Saúde (SIS)”. Foram selecionados artigos publicados em revistas científicas nos anos de 2018 a 2019, tais como: SciELO, MEDLINE, LILACS, PubMEd, bem como, monografias, teses e dissertações; foram descartados os materiais não relevantes para o trabalho. Resultados e Discussões: A gama de estudos mostrou coerência com o conhecimento atual, reforçando a importância dos sistemas e a necessidade de entender seus desafios, pontos fortes e fracos. Nos artigos analisados, observou-se que os SISs utilizados pelo SUS são ferramentas importantes e necessárias, visto que, os profissionais de saúde precisam de informações eficazes e eficientes para exercer o processo de cuidado e gerenciamento de qualidade. Apesar das potencialidades, destacam-se nos estudos algumas fragilidades na utilização dos SIS como ferramentas na gestão em saúde, Melo e Soares (2018) apontam que na prática, para a utilização destes, ainda há uma enorme resistência na aceitação profissional, devido à ausência de treinamento e de motivação, visto que não há uma política de incentivo ao registro correto dos dados, podendo assim não desenvolver ações eficazes. Além de relatos sobre a existência de uma quantidade exagerada de softwares e planilhas, sem interligação, o que dificulta na comunicação e na transformação de dados em informações e conhecimentos. Neste sentido, faz-se necessário o apoio da gestão e dos profissionais de saúde para desenvolver ações de qualidade, ressignificando a eficiência e eficácia, para que os dados fornecidos aos sistemas sejam devidamente alimentados e processados para um planejamento e distribuição dos serviços. Considerações finais: Diante do exposto, ressalta-se que apesar das potencialidades dos SIS como ferramenta na gestão, ainda existem fragilidades. Desse modo, é necessário um aprofundamento por parte dos gestores e profissionais acerca do conhecimento sistemático da utilização destes, para que sejam bem utilizados e melhorem a efetividade das práticas assistenciais.
dinâmica socioambienta da região Amazônica dá a ela um perfil epidemiológico próprio. Pensando nisso, ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, a Segunda Jornada Cientifica LIDIPA - As Doenças infecto-parasitárias Emergentes no Contexto da Saúde Pública Amazônica.
O estado do Pará é referência para o Brasil e para o mundo em estudos, pesquisas e ensino nesta área. Daí a necessidade desta II JORNADA, com diversos doutores, especialistas, professores e alunos para abordarmos essas temáticas tão importantes e atuais da nossa região, como a CHIKUNGUNYA, FEBRE AMARELA, MALÁRIA, DOENÇAS DE CHAGAS, HPV, ZIKA VÍRUS E DENGUE entre outras doenças que afetam a população Amazônida.
A jornada é uma iniciativa da Liga interdisciplinar de doenças infecto parasitárias na Amazônia-LIDIPA criada após a realização do I simpósio de Doenças infecto parasitárias na Amazônia-SDIPA que correu no ano de 2017.
A novidade nesta II edição da JORNADA CIENTIFICA DA LIDIPA onde teremos aSubmissão de Trabalhos com ANAIS, um grande avanço para os membros da liga e para os alunos que gostam desta área poderem apresentar suas produções cientificas e acadêmicas.
Outra novidade é este instrumento(o site do evento)que estaremos utilizando como uma forma de maior organização do nosso evento.
Outra novidade também é a realização das apresentações de trabalhos que contarão com uma roda de conversa após o término de cada eixo temático onde será discutido a realidade do País, Região Amazônica e do Estado em relação as pesquisas desenvolvidas, que com certeza serão de extrema relevância para o contexto de nossa região.
Além de focar nas doenças, a jornada trabalhará o aspecto humano, como a conduta da equipe de saúde e o relacionamento dos profissionais com a comunidade no sentido de prevenção, orientação e atuação ativa.
Desejemos que todos sejam bem-vindos a II JORNADA CIENTÍFICA DA LIDIPA e possamos fazer um belo evento.
Everton Wanzeler
Presidente da LIDIPA
II JORNADA CIENTÍFICA DA LIDIPA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A comissão organizadora convida a todos (as) os envolvidos (as) no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, a compartilharem seus trabalhos e experiências na II Jornada Cientifica da LIDIPA. Tendo como tema principal “As Doenças Infecto-parasitárias Reemergentes no Contexto da Saúde Pública Amazônica”
I- INFORMAÇÕES GERAIS
A II Jornada Cientifica da LIDIPA espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários. Os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica e poderão ser selecionados para apresentação em modalidade oral, por meio de rodas de conversa ou távolas. Esta dinâmica é uma iniciativa que valoriza a sustentabilidade, reduzindo a impressão de material gráfico. Além de permitir um maior compartilhamento de conhecimento dos participantes. A inscrição dos trabalhos será feita, exclusivamente, via internet, na página da Jornada ( http://doity.com.br/jornadalidipa ). Será enviado um e-mail de aceite ou recusa do trabalho. Os autores serão informados oportunamente sobre as datas, horários e locais das apresentações. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a Comissão Organizadora a publicar ou divulgar o resumo com a finalidade da socialização da produção científica apresentada no evento, em âmbito nacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
II- NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Serão aceitos no máximo 03 (três) trabalhos por autor principal. Não há limites para trabalhos em coautoria. O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá necessariamente inscrever-se na Jornada. Será emitido 01 certificado por trabalho, onde constarão os nomes de todos os autores e coautores. Cada resumo submetido poderá ter no máximo 6 (seis) autores, sendo obrigatório 1 (um) orientador. No ato de submissão todos os campos devem ser preenchidos adequadamente. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto. Deverá ser indicado a categoria e o eixo temático predominante de cada resumo. Conforme a classificação abaixo: Categorias:
? Ensino;
? Extensão;
? Pesquisa (Em caso de pesquisa com seres humanos e experimentação animal, inserir número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa);
? Relato de experiências.
Áreas temáticas:
? Saúde pública;
? Epidemiologia;
? Gestão;
? Ensino;
? Educação em saúde;
? Aplicações clínicas;
? Outra.
Os trabalhos poderão ser enviados em forma de resumo simples ou resumo expandido. O resumo simples deve conter o mínimo de 250 e o máximo de 500 palavras. O resumo expandido deve conter o mínimo de 1.000 e o máximo de 1.200 palavras. Todos os resumos devem ser submetidos no seguinte formato: ? Fonte Times New Roman, tamanho 12, ? Espaçamento 1,5 entre linhas, ? Margens 3 cm margem superior e esquerda e 2 cm margem inferior e direita, ? Arquivos em formato WORD ? Título centralizado em caixa alta em negrito. ? O resumo deve ser redigido em língua portuguesa. ? A submissão deve ser feita em formato ABNT no máximo de cinco referências. Os resumos deverão conter os seguintes elementos estruturais em parágrafo único: ? Título; ? Introdução; ? Objetivo; ? Metodologia ou descrição da experiência; ? Resultados e discussão; ? Considerações finais; ? Referências (3); ? Descritores (no mínimo 3 e no máximo 5).
III- CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO:
? O resumo deve respeitar as normas de submissão; ?
O tema abordado deve ser relevante para a temática;
? O texto deve ser claro, coerente, apresentando um encadeamento lógico entre os elementos estruturais; Resumos que não cumprirem com as orientações descritas acima não serão aceitos. Recomenda-se detalhada revisão do texto, pois em nenhuma hipótese serão aceitas mudanças no conteúdo do resumo enviado
. IV- NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO
Todas as apresentações serão orais. Não haverá exposição de Pôster Científico impresso. O autor (a) ou coautor (a) deve levar sua apresentação em um pen drive no dia, hora e local da atividade. A comissão organizadora disponibilizará um modelo de slides para uso dos autores. Orienta-se que, por segurança, o autor (a) tenha a sua apresentação salva em outros dispositivos: HD externo, e-mail, nuvem de arquivos, entre outros. A sala contará com os equipamentos necessários (computador e data-show). Os trabalhos serão apresentados em Rodas de Conversa e/ou Távolas. Sobre a dinâmica da apresentação: Roda de Conversa: • Cada Roda tem duração de 2h e reúne em média 14 trabalhos, podendo variar para mais ou para menos; • O tempo previsto para cada apresentação é de 5 minutos com tolerância de até 8 minutos. Távola: • Cada Távola tem duração de 2h e reúne em média 4 trabalhos, podendo variar para mais ou para menos; • O tempo previsto para cada apresentação é de 15 minutos com tolerância de até 20 minutos.
Ressalta-se que o tempo de apresentação dos trabalhos é reduzido, com vistas a resguardar maior tempo para as discussões dos temas transversais. Isso proporcionará o desenvolvimento de processo de educação permanente in loco. Esperamos que o debate e a troca de experiências seja construtivo e se dê em bases solidárias!
V- CRONOGRAMA Os participantes interessados em submeter trabalhos devem preencher o formulário de submissão com início as 00:00hs do dia 01/10/2019 e com termino até às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 10/11/2019.
Belém, 01 de outubro de 2019.
Tais Passos
Diretora Cientifica da LIDIPA
Everton Wanzeler
Presidente da LIDIPA e Coordenador Geral da II Jornada Científica da LIDIPA
Comissão Organizadora
EVERTON LUIS FREITAS WANZELER
Eduardo Pastana Cardosou
HENNÃ CARDOSO DE LIMA
Vinícius da Rocha Fróes
Comissão Científica
EVERTON LUIS FREITAS WANZELER
TRAVESSA SAO FRANCISCO 450 - BATISTA CAMPOS CEP:66023185 BELÉM-PARÁ
TELEFONE:(91)981428377
Corpo Editorial
Comissão Organizadora
EVERTON LUIS FREITAS WANZELER
EMILY SANTOS MARINHO
HENNÃ CARDOSO DE LIMA
GILVANA DE CARVALHO MORAES
FERNANDA ÉRIKA DA SILVA AMARAL
VINICIUS DA ROCHA FROÉS
CLEISE ELLEN FERREIRA PANTOJA
VANESSA KELLY CARDOSO ESTUMANO
SAMARA MACHADO CASTILHO
TAIS DOS PASSOS SAGICA
LUCAS EDUARDO SANTOS,
NATÁLIA DE JESUS SOUZA SILVA,
Comissão Científica
MARGARETH MARIA BRAUN GUIMARÃES IMBIRIBA,
PRISCILA DE NAZARÉ QUARESMA PINHEIRO
ALINE MARIA PEREIRA CRUZ RAMOS
BÁRBARA BRASIL SANTANA
WILLIAM DIAS BORGES
DIANDRA ARAÚJO DA LUZ
ERICA DE TASSIA CARVALHO CARDOSO
Periodicidade
Anual
Idioma
Português – Brasil
Autor Corporativo
EVERTON LUIS FREITAS WANZELER
TRAVESSA SAO FRANCISCO 450 - BATISTA CAMPOS CEP:66023185 BELÉM-PARÁ
EMAIL:evertonwanzeler@hotmail.com
TELEFONE:(91)981428377
https://doity.com.br/anais/sdipa