CORRELAÇÃO DA HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA COM ULTRASSONOGRAFIA ENDOVAGINAL PARA AVALIAÇÃO DA CAVIDADE UTERINA E PATOLOGIAS ENDOMETRIAIS

  • Autor
  • Adriano de Lucena Jambo Cantarelli
  • Co-autores
  • Carlos Eduardo Pires Padilha Drummond Ramos , Júlia Machado Barros , Matheus Soares Pessôa , Thiago Marques Brito , Anderson Guedes Pessôa
  • Resumo
  • Introdução: A histeroscopia diagnóstica (HD) é um exame ginecológico que visa avaliar a cavidade uterina e diagnosticar possíveis patologias endometriais. Esse procedimento é realizado por um instrumento chamado histeroscópio que tem a finalidade de visualizar a cavidade uterina, além disso, se houver alguma suspeita patológica, o médico pode fazer a biópsia para confirmação histopatológica. Outrossim, a ultrassonografia endovaginal (USGEV) é um exame de imagem  realizado através de ondas sonoras que permite a visualização dos órgãos internos. Objetivo: Correlacionar a HD com a USGEV para avaliação da cavidade uterina e patologias endometriais. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura em que a questão de pesquisa é: qual a correlação da HD com a USGEV para avaliação da cavidade uterina e patologias endometriais? e os descritores utilizados foram: “ultrassonografia”, “histeroscopia” e “patologia”. As buscas foram realizadas na biblioteca virtual em saúde, onde foram escolhidos 5 artigos nessa busca. Entre os critérios de inclusão foram colocados artigos em português, inglês e espanhol e, dos últimos cinco anos. Resultados: Os estudos mostraram que ambos os métodos são utilizados para examinar o útero e detectar possíveis anormalidades, mas têm princípios diferentes de funcionamento e capacidades diagnósticas. Nesse mesmo viés, a HD permite uma avaliação detalhada da parede uterina, mucosa endometrial e outras estruturas dentro da cavidade uterina, além disso, é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico de patologias intrauterinas e avaliação da mucosa endometrial. Ademais, a USGEV permite uma visualização indireta da cavidade uterina e das estruturas adjacentes através das ondas sonoras, podendo identificar algumas patologias, mas pode ter limitações na detecção de lesões menores e na diferenciação de certas condições. Além do mais, as pesquisas mostraram que a HD geralmente é mais precisa e sensível na detecção de patologias intrauterinas em comparação com a ultrassonografia endovarginal. No entanto, a USGEV ainda é frequentemente utilizada como um método inicial de avaliação devido à sua acessibilidade, baixo custo e capacidade de fornecer informações sobre estruturas adjacentes. Conclusão: Conclui-se que a combinação de ambos os métodos pode fornecer uma abordagem abrangente e eficaz na avaliação da cavidade uterina e patologias endometriais.

     

  • Palavras-chave
  • Ultrassonografia, Histeroscopia, Patologia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
Voltar Download

APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL

É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.

A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.

Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.

Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.

Boa leitura!

  • Ultrassonografia Geral
  • Ultrassonografia em Medicina Interna
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Ultrassonografia Pediátrica
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia Musculoesquelética
  • Point-of-care
  • Ensino em Ultrassonografia
  • Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

Comissão Organizadora

CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira

Comissão Científica

Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.

 

Anais do Evento: V JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/vjornadasbus 

Anais do Evento: IV JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/ivjornadasbusal

Anais do Evento: III JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/jornadaultrassonografiasbusal