INTRODUÇÃO: As hérnias da parede abdominal são bastante comuns, afetando cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Caracteriza-se pela protrusão de tecido ou órgãos através de uma fraqueza na parede abdominal. O local mais comum de acontecimentos é a região inguinal, mas podem ocorrer nas regiões femorais, umbilicais e epigástricas. Na sua grande maioria os pacientes são assintomáticos, entretanto pode ocorrer dor e abaulamento da parede abdominal. Compreendendo melhor a doença e como diagnosticá-la, utilizando de exames ultrassonográficos, os pacientes serão melhor assistidos e com melhor visualização e estudo da aponeurose do músculo transverso do abdome comparando ambos os lados do abdome. OBJETIVO: Nesta revisão de literatura, realizamos um estudo para compreender melhor a especificidade e sensibilidade do exame ultrassonográfico no diagnóstico de hérnias da parede abdominal. METODOLOGIA: Os autores selecionaram vários estudos de casos, por meio da pesquisa e análise de artigos publicados, no período entre 2013 e 2021, que abordem a ultrassom como meio diagnóstico e colaborativo no desenvolvimento do tratamento de hérnias. Foram consultadas as bases de dados: Pubmed, e Scielo. Serão selecionados artigos nos idiomas Português e Inglês. RESULTADOS: A avaliação da parede abdominal pela ultrassonografia é mais indicada em casos onde o exame físico do paciente deixa dúvidas. Em sua maior parte, os exames ultrassonográficos são utilizados nas hérnias inguinais, que deixam maiores dúvidas diagnósticas. Os resultados da sensibilidade e especificidade variam de acordo com estudo e das condições específicas do exame, principalmente por ser operador dependente. Resulta em uma sensibilidade que varia de 33% a 100% e especificidade de 81% a 100%. Conclusão: Dessa análise, os autores baseados nos dados das literaturas evidenciaram que a ultrassom como meio diagnóstico da doença relatada demonstram pouca associação na definição do prognóstico da doença, principalmente quando hérnias de pequeno tamanho. Em síntese, sabe-se pouco sobre a especificidade e sensibilidade do meio ultrassonográfico neste contexto, justificando a necessidade de um estudo mais abrangente.
APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.
A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.
Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.
Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira
Comissão Científica
Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.