Eficácia da ultrassonografia na avaliação da displasia do desenvolvimento do quadril

  • Autor
  • Júlia Bárbara Lessa Correia de Araujo
  • Co-autores
  • Laura Lacoque Lopes Pinto Welsing , Julia Abreu Figueiredo Barbosa Bernardo , Mariana Gonçalves Ferreira Moreira Portela , Safira Santos Pacheco Estrela , Ana Luiza Monteiro Pimentel
  • Resumo
  • 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

    Essa revisão sistemática visa compreender a importância do uso da ultrassonografia como método de exame complementar para o monitoramento da displasia do desenvolvimento do quadril, para assim avaliar a eficácia do método de tratamento que está sendo utilizado nessa anomalia congênita. 

    2. METODOLOGIA

    Este estudo adota uma abordagem de revisão sistemática da literatura com os descritores das plataformas de busca PubMed e BVS, através dos descritores “Tratament effectiveness”, “developmental dysplasia of the hip”, “ultrassound”, “hip”, pediatric” e “procedure” com o filtro de 5 anos, sendo encontrados 61 resultados e, após a leitura dos títulos, foram selecionados 11 textos para leitura do texto completo, após essa leitura 4 textos foram utilizados neste resumo. 

    3. DISCUSSÃO 

    A displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ) é uma anomalia congênita que afeta a articulação do quadril, podendo causar dor, comprometer a função e levar à osteoartrite se não tratada. Estudos selecionados enfatizam a importância do diagnóstico precoce, especialmente no período neonatal, pois assegura tratamento menos invasivo e resultados mais positivos na reabilitação, garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes. Neste estudo analisa-se o uso da ultrassonografia (USG) nessa anomalia congênita, pois é um método de destaque quando se trata de triagem em lactentes devido a sua natureza não invasiva e de alta sensibilidade, permitindo avaliação precisa da instabilidade do quadril pediátrico, visando, assim, contribuir para o conhecimento sobre o manejo do tratamento e prevenindo intercorrências. 

    4. CONCLUSÃO

    Conclui-se que a realização da USG é o melhor método para o monitorar o tratamento da DDQ por não ser radioativo, invasivo e por conseguir visualizar estruturas profundas do lactente, com isso, tem-se o conhecimento sobre a eficácia do tratamento utilizado, evitando recorrências a longo prazo e procedimentos invasivos. Deve-se então incentivar os profissionais a utilizarem a USG para o acompanhamento no tratamento da DDQ. 

    Palavras-chave: Ultrassonografia; Displasia do desenvolvimento do quadril; Monitoramento; Evolução; Tratamento. 

     

  • Palavras-chave
  • Ultrassonografia, Displasia do desenvolvimento do quadril, Monitoramento, Evolução, Tratamento.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ultrassonografia Pediátrica
Voltar Download

APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL

É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.

A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.

Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.

Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.

Boa leitura!

  • Ultrassonografia Geral
  • Ultrassonografia em Medicina Interna
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Ultrassonografia Pediátrica
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia Musculoesquelética
  • Point-of-care
  • Ensino em Ultrassonografia
  • Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

Comissão Organizadora

CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira

Comissão Científica

Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.

 

Anais do Evento: V JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/vjornadasbus 

Anais do Evento: IV JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/ivjornadasbusal

Anais do Evento: III JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/jornadaultrassonografiasbusal