Introdução:A Ultrassonografia Point-of-Care (POCUS) é uma inovação na prática clínica, permitindo que os médicos realizem ultrassonografias à beira do leito,combinando imagens de ultrassom com histórico clínico e exame físico. Anteriormente restrita a procedimentos específicos, como biópsias renais, a POCUS na nefrologia agora permite uma avaliação abrangente das nefropatias, incluindo o trato urinário e comorbidades associadas. Além disso, é útil para guiar procedimentos como biópsias renais e colocação de acessos vasculares para terapia renal substitutiva. A disponibilidade de equipamentos portáteis e cursos de ultrassonografia torna essa prática mais acessível e promissora para a melhoria do manejo dos pacientes com doenças renais, expandindo seu uso além da avaliação do trato urinário incluindo outras complicações frequentes associadas às doenças renais. Objetivo: Nesta revisão de literatura, realizamos um estudo de artigos científicos voltados a prática da utilização point-of-care no atendimento do paciente nefrológico com esse uso evidenciou resultados benéficos em seu diagnóstico. Metodologia: Os autores selecionaram vários artigos científicos, por meio da pesquisa e análise das publicações no período entre 2019 e 2023, que abordam a utilização da ultrassonografia Point-of-Care na avaliação do paciente renal. Foram consultadas as bases de dados: Science direct, Pubmed, Medicgraphic e Scielo. Serão selecionados artigos nos idiomas Português e Inglês. Resultados: A ultrassonografia point of care é uma ferramenta rápida e acessível para diagnosticar a doença renal policística do adulto, destacando-se pela sua natureza não invasiva e baixo custo. Embora seja frequentemente utilizada para guiar procedimentos invasivos, também é empregada na avaliação renal. A crescente disponibilidade de equipamentos portáteis e o interesse dos profissionais em treinamento em POCUS sugerem que essa técnica será rapidamente integrada à prática nefrológica. Conclusão: Dessa análise, os autores baseados nos dados da literaturas evidenciaram que a utilização da point-of-care conquistaram avanços na nefrologia. Com isso, ela passa a ser utilizada não apenas em procedimentos invasivos e sim dando mais uma ajuda na prática clínica da nefrologia, dando um diagnóstico mais preciso ao paciente no atendimento à beira do leito. Esse avanço faz com que os especialistas tenham ainda mais interesse em focar no aprimoramento do uso da POCUS.
APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.
A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.
Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.
Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira
Comissão Científica
Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.