Objetivo: O seguinte trabalho tem como objetivo relatar o caso vivenciado, expondo as imagens do achado ultrassonográfico e relatar seu possível diagnóstico por meio de um exame de ultrassom de rotina. Descrição do Caso: Paciente D.M.S., 34 anos, sexo feminino. Procurou nosso serviço para a realização de exame ultrassonográfico obstétrico morfológico, solicitado pelo obstetra para acompanhamento pré-natal. O exame ultrassonográfico confirmou gestação única, tópica, em torno de 25 semanas e mais ou menos 3 dias; anatomia fetal, coluna e tórax sem alterações. Ao avaliar região abdominal fetal, foi observado aumento renal bilateral, em rim direito medindo 5,2x2,8 cm e em rim esquerdo medindo 3,1x1,8 cm, ambos com diminuição da relação córtico-medular e sinais de hidronefrose acentuada em rim direito e moderada em rim esquerdo. Além disso, foi observado bexiga de paredes lisas e de volume aumentado, medindo 12,5cm³. Discussão: O exame ultrassonográfico obstétrico morfológico mostrou rins com aumento de volume, perda da relação córtico-medular e hidronefrose bilateralmente, além de aumento de volume da bexiga. As características apresentadas nos levaram à hipótese diagnostica de válvula de uretra posterior, sendo descrita na literatura como uma anomalia congênita que ocorre em cerca de um a cada cinco a mil nascidos vivos do sexo masculino. Conclusão: Paciente foi acompanhada em serviço de referência neonatal durante o pré-natal e em nosso serviço, sendo a gestação levada a termo e o recém-nascido operado logo após o nascimento, apresentando em ultrassonografia controle diminuição da hidronefrose bilateral e do volume residual da bexiga.
APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.
A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.
Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.
Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira
Comissão Científica
Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.