A AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO EXAME ULTRASSONOGRÁFICO NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE NÓDULOS MAMÁRIOS

  • Autor
  • Letícia Damasceno Leite
  • Co-autores
  • Maria Vitória Feitosa Carvalho , Clarice Lima Machado , Samilly Maria Sena Gama , Silvana Rejane Leite Pereira
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: O câncer de mama é visto como o tipo de câncer com maior incidência e mortalidade global entre o sexo feminino. Dados da Organização Mundial da Saúde demonstram que cerca de 2,3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com neoplasia mamária em 2020, apresentando uma mortalidade de 29% e estimam que os casos de nódulos mamários atinjam 27 milhões em 2030. O sucesso do tratamento da doença depende do diagnóstico precoce e da administração na fase inicial, o que impacta na sobrevida global das mulheres. Apesar da mamografia ser o exame padrão para o rastreamento da doença, a ultrassonografia continua sendo preferida para maior caracterização de massas detectadas na triagem. Ela atua como método adjuvante, evitando sobreposição das imagens, no caso de mamas densas, e capaz de detectar lesões menores. Atualmente, o ultrassom está amplamente disponível na prática clínica devido às suas vantagens de proporcionar imagem livre de radiação, baixo custo, rapidez nos resultados, e pode associar-se a procedimentos intervencionistas. Diante disso, métodos de aprendizagem e análises preditivas da doença estão sendo estudados, a fim de sistematizar a avaliação e aumentar a eficácia do rastreio precoce. OBJETIVO: Portanto, o presente trabalho objetiva avaliar a eficácia da empregabilidade do exame ultrassonográfico na identificação de neoplasias mamárias benignas e malignas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, utilizando um recorte temporal dos últimos cinco anos. As buscas foram realizadas na base de dados PubMed com escritores em inglês: “Ultrasonography”, “Nodules”, “Breast”, e operador booleano “AND”. RESULTADOS: Foram encontrados 296 artigos, selecionando-se 5 para a escrita desta revisão. Foram incluídos em português e inglês, e excluídos artigos que relacionaram nódulos não mamários. CONCLUSÃO: Consuma-se que a ultrassonografia entra como método complementar de rastreio, devido à maior sensibilidade de achados. Ademais, o desenvolvimento de técnicas, aparelhos e a atual associação da inteligência artificial ao exame obteve resultados satisfatórios na detecção de nódulos mamários categorizados como BI-RADS 2 ou 3 pelo sistema de classificação universal Breast Imaging Reporting and Data System. No entanto, se faz necessário novas pesquisas a respeito das novas abordagens para avaliação e diagnóstico precoce dos nódulos mamários. 

  • Palavras-chave
  • Ultrassonografia, Nódulos, Mama
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
Voltar Download

APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL

É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.

A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.

Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.

Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.

Boa leitura!

  • Ultrassonografia Geral
  • Ultrassonografia em Medicina Interna
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Ultrassonografia Pediátrica
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia Musculoesquelética
  • Point-of-care
  • Ensino em Ultrassonografia
  • Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

Comissão Organizadora

CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira

Comissão Científica

Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.

 

Anais do Evento: V JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/vjornadasbus 

Anais do Evento: IV JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/ivjornadasbusal

Anais do Evento: III JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/jornadaultrassonografiasbusal