Introdução/Objetivos: Doenças inflamatórias intestinais (DIIs) determinam uma inflamação crônica do intestino e incluem a doença de Crohn, retocolite ulcerativa e as doenças inflamatórias não classificáveis. Sua incidência e prevalência têm aumentado nos últimos 50 anos, com uma incidência de 25% na população pediátrica, sendo mais agressiva nesta faixa etária. A ultrassonografia (US) com contraste da parede intestinal tem sido sugerida como uma modalidade de imagem alternativa para o acompanhamento dessas crianças e o seu uso otimizado, num contexto de Serviço de Urgência, pode evitar o recurso a exames imagiológicos invasivos, a cirurgias e hospitalizações desnecessárias, reduzindo os custos associados. Portanto, o presente estudo teve como objetivo explorar o valor da ultrassonografia multimodal no diagnóstico e avaliação da atividade da doença e complicações na DII. Métodos: Realizou - se uma revisão bibliográfica através dos bancos de dados Scielo, Pubmed e BVS. Os descritores utilizados foram “doppler ultrasonography” AND “ intestinal inflamatory disease”, adicionado um filtro de 5 anos. Resultados: Analisando a acurácia diagnóstica da ultrassonografia (US) transabdominal na detecção de inflamação intestinal em crianças com DII, registraram sensibilidade e especificidade de até 93% para a US em comparação à colonoscopia e à enterografia por ressonância magnética (entero-RM). O marcador não invasivo mais frequentemente recomendado para monitorar a atividade inflamatória é a calprotectina fecal (CF), em outros estudos, quando comparadas à concentração deste marcador, as USs Doppler da amostra total de DII mostraram sensibilidade de 89,7% (IC 95%: 75,8-97,1) e especificidade de 92,9% (IC 95%: 66,1-99,8) para detecção da atividade inflamatória.Conclusão: Evidenciou- se que o diagnóstico inicial da DII na faixa etária pediátrica ainda é um desafio. A ultrassonografia, nesse caso, irá detectar com precisão e localização a inflamação da parede intestinal, assim como analisar alterações peri-intestinais, pois fornece valores de referência clínica mais detalhados para a avaliação abrangente da DII. É um método de imagem sem radiação ionizante, indicado como exame inicial no paciente pediátrico com suspeita de doença inflamatória e bastante efetivo no acompanhamento da evolução da doença, conseguindo avaliar a resposta da terapêutica utilizada.
APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.
A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.
Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.
Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira
Comissão Científica
Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.