A IMPORTÂNCIA DA ULTRASSONOGRAFIA TRIDIMENSIONAL NO DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS UTERINAS

  • Autor
  • Thaiz Ferreira Galvão
  • Co-autores
  • Rayara Fernanda Duarte Euzebio
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: A ultrassonografia tridimensional (3D) na área da ginecologia e obstetrícia é um progresso relevante no diagnóstico por imagem, visto que fornece diversas imagens simultâneas dos órgãos pélvicos femininos nos planos desejados. Em aplicações ginecológicas, a ultrassom supera as modalidades de ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC). Em decorrência da elevada precisão diagnóstica, essa ferramenta tem sido proposta como padrão ouro para a investigação de malformações e anomalias uterinas. Este trabalho tem por finalidade apresentar a relevância de realizar a ultrassonografia 3D para o diagnóstico adequado de patologias uterinas. MÉTODO: A pesquisa foi realizada na base de dados PUBMED, utilizando os descritores: “Ultrasonography”, “Imaging, Three-Dimensional”, “Uterine Anomalies” e o operador booleano AND, obtendo-se vinte e oito estudos, dos quais quatro artigos foram selecionados para embasamento da vigente pesquisa, com ênfase em estudos que abordaram sobre a necessidade da ultrassonografia tridimensional no diagnóstico das anomalias uterinas. DISCUSSÃO E APRESENTAÇÃO DAS IMAGENS: A ultrassonografia tradicional trasabdominal e transvaginal não fornece uma adequada visualização da pele feminina e é muito dependente do operador, o qual faz a aquisição manual de uma imagem por vez. Em contrapartida, a imagem tridimensional proporciona a exibição de planos reconstruídos com a visão coronal que é a mais eficaz para a análise do útero e sua cavidade, ovários e trompas e, consequentemente, contribui para um diagnóstico fidedigno. Um estudo transversal realizado em 200 pacientes submetidas a exames ginecológicos em 2D e 3D revelou que a imagem tridimensional acrescentou informações fundamentais e reforçou o diagnóstico em 53 casos (26,5%) constituídos das seguintes indicações: introdução de DIU, hemorragia, infertilidade, anomalias congênitas, miomas submucosos e adenomiose. Ademais, outras pesquisas serão realizadas para averiguar a sensibilidade da imagem 3D em associação com exames histológicos para a análise de patologias endometriais menores. CONCLUSÃO: Por conseguinte, a imagem 3D é um progresso  relevante na ultrassonografia moderna, com prospectivas de substituição de outras modalidades de imagem pélvica transversal. Faz-se necessário que a ultrassonografia tridimensional com, no mínimo, reconstrução da visão coronal uterina seja utilizada na maior parte dos exames pélvicos realizados atualmente.

     

  • Palavras-chave
  • Anomalias uterinas, Exame ginecológico, Ultrassonografia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
Voltar Download

APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL

É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.

A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.

Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.

Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.

Boa leitura!

  • Ultrassonografia Geral
  • Ultrassonografia em Medicina Interna
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Ultrassonografia Pediátrica
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia Musculoesquelética
  • Point-of-care
  • Ensino em Ultrassonografia
  • Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

Comissão Organizadora

CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira

Comissão Científica

Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.

 

Anais do Evento: V JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/vjornadasbus 

Anais do Evento: IV JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/ivjornadasbusal

Anais do Evento: III JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/jornadaultrassonografiasbusal