INTRODUÇÃO: As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) compreendem uma inflamação crônica do intestino e incluem principalmente a Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, cujas incidência e prevalência têm aumentado na população pediátrica. A ultrassonografia é um dos métodos diagnósticos mais utilizados na investigação de doenças abdominais devido ao seu baixo custo, não ser invasiva e amplamente disponível, sendo fundamental na avaliação das patologias em pacientes pediátricos, inclusive para as DIIs. OBJETIVOS: Entender o uso da ultrassonografia como método diagnóstico e de acompanhamento das doenças inflamatórias intestinais na pediatria. METODOLOGIA: Foram pesquisados artigos em bases de dados online como Scielo, Pubmed e The Lancet, entre os anos de 2022 a 2023. DISCUSSÃO: O diagnóstico da DII é complexo e geralmente envolve métodos invasivos e desconfortáveis para o paciente como endoscopia e colonoscopia, onde necessita-se de sedação, além do preparo para o exame que, nas crianças, pode gerar estresse e ansiedade. Estudos mostram que a ultrassonografia identifica com precisão a localização e caracteriza o processo inflamatório da parede intestinal, bem como avalia alterações peri-intestinais, podendo ser somada ao uso do Doppler com cores, que reforça a relevância do método pela determinação da atividade inflamatória. A ultrassonografia também pode avaliar a espessura da parede das alças intestinais, presença de linfonodos regionais, hipertrofia do tecido adiposo do mesentério e presença de líquido livre na cavidade peritoneal, além de determinar complicações decorrentes das DIIs. CONCLUSÃO: A avaliação das alças intestinais tem sido feita amplamente pelo uso da ultrassonografia em pacientes pediátricos. É um excelente método diagnóstico, podendo ser prescrito como exame inicial na investigação das DIIs em pacientes pediátricos, podendo também ser utilizado no acompanhamento dessas crianças, trazendo dados sobre evolução da doença e avaliando a resposta terapêutica.
APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.
A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.
Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.
Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira
Comissão Científica
Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.