USO DE ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER NA DETECÇÃO DE VARIZES ESOFÁGICAS E GÁSTRICAS PELA HIPERTENSÃO PORTAL

  • Autor
  • João Victor Rosendo Campos
  • Co-autores
  • Felice Caxico de Abreu Galdino , Giselle Fernanda Tenório Medeiros Oliveira
  • Resumo
  • Introdução: Hipertensão portal caracteriza-se pela elevação da pressão da veia porta hepática. Nessa condição podem existir varizes gastroesofágicas, podendo apresentar complicações como ruptura e sangramento, causando alta mortalidade. Apesar de a gastroscopia ser o padrão ouro para detecção das condições varicosas, o ultrassom Doppler é um método alternativo, que fornece informações acerca do fluxo sanguíneo por meio da integração de cores. Objetivo: Esse trabalho busca analisar a eficácia do ultrassom Doppler na identificação de varizes gastroesofágicas pela hipertensão portal. Método: Trata-se de uma revisão qualitativa na literatura, na qual utilizou-se buscas na plataforma PubMed, entre 2019 e 2024, com a combinação dos descritores “Esophageal and Gastric Varices”, “Ultrasonography, Doppler”, “Hypertension, Portal”, dos quais 5 artigos foram escolhidos Discussão e Apresentação das imagens: Encontrou-se fluxo hepatofugal (FHF) de 72 a 90% dos pacientes com hipertensão portal, viu-se FHF na veia gástrica esquerda (VGE) em 75.4% dos pacientes com varizes esofágicas. Estudo similar mostrou que 77% de pacientes com varizes esofágicas apresentavam FHF, 4,5% com fluxo bidirecional e 4,5% com fluxo hepatopetal.  Identificou-se aumento da prevalência de FHF e de velocidade de fluxo à medida que se aumenta o tamanho de varizes, obtendo sensibilidade de 83% e de 100% para o diagnóstico de qualquer variz esofágica e de varizes esofágicas grandes, respectivamente.  Em estudo com 200 pacientes usou-se índice esplenoportal como preditor de varizes esofágicas, demonstrou-se que os achados ultrassonográficos indicaram presença de varizes esofágicas em 121 dos pacientes,  no qual a endoscopia confirmou varizes em 127 dos pacientes. Assim, dentro os pacientes que a ultrassonografia com Doppler indicou varizes esofágicas, 113 desses tinham varizes e 8  não tinham na endoscopia. Nos 79 pacientes que a ultrassonografia não indicou varizes, 14 apresentaram varizes na endoscopia, porém 65 desses não apresentaram em nenhum dos dois exames. Conclusões: O diagnóstico de varizes gastroesofágicas na ultrassonografia com Doppler demonstrou altas taxas de sucesso na sua identificação, por avaliação de VGE e índice esplenoportal. Assim, mostra-se como uma alternativa não invasiva, com menor risco de infecções, acessível e dinâmica por permitir avaliar outras estruturas acometidas, como fígado e veia portal, quando comparada ao exame de gastroendoscopia.

  • Palavras-chave
  • Varizes Esofágicas e Gástricas, Hipertensão Portal, Ultrassonografia Doppler
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ultrassonografia Geral
Voltar Download

APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL

É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.

A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.

Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.

Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.

Boa leitura!

  • Ultrassonografia Geral
  • Ultrassonografia em Medicina Interna
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Ultrassonografia Pediátrica
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia Musculoesquelética
  • Point-of-care
  • Ensino em Ultrassonografia
  • Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

Comissão Organizadora

CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira

Comissão Científica

Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.

 

Anais do Evento: V JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/vjornadasbus 

Anais do Evento: IV JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/ivjornadasbusal

Anais do Evento: III JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/jornadaultrassonografiasbusal