ELASTOGRAFIA POR ULTRASSONGRAFIA NAS DOENÇAS HEPÁTICAS COMO ALTERNATIVA NÃO INVASIVA À BIÓPSIA

  • Autor
  • Eclésio Batista de Oliveira Neto
  • Co-autores
  • Rayara Fernanda Duarte Euzébio , Ana Beatriz Bezerra da Silva , Maria Clara Castelo Meireles Villar , Maria Clara dos Santos Cândido , Cláudia Virginia De Carvalho Cerqueira
  • Resumo
  •  

    Introdução: A elastografia é uma alternativa não invasiva à biópsia hepática, avaliando a rigidez do fígado. Técnicas como TE, ARFI, SWE e RTE oferecem opções confiáveis. Estudos exploram seu papel na síndrome de Budd-Chiari, monitoramento pós-tratamento e predição de desfechos. A elastografia mostra potencial para intervenção precoce e prognóstico em condições hepáticas complexas. Essas inovações prometem transformar o manejo clínico, proporcionando uma abordagem personalizada. Pesquisas futuras são essenciais para validar sua eficácia clínica e estabelecer diretrizes claras. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo analisar o papel que a elastografia por ultrassonografia pode desempenhar na avaliação potencial da RH nas doenças hepáticas onde a fibrose é um componente importante.Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa utilizando as bases de dados do PubMed (Medline), combinando os descritores " Elasticity Imaging Techniques " e " Diagnosis". Os critérios de inclusão abrangeram textos completos relacionados ao tema e objetivos do estudo, publicados nos últimos cinco anos em inglês, espanhol ou português. Foram excluídos estudos não pertinentes, trabalhos incompletos e teses acadêmicas. Dos 21 artigos encontrados inicialmente, apenas 4 atenderam aos critérios de inclusão..Resultados e discussão: Avanços recentes em tecnologias radiológicas têm proporcionado alternativas não invasivas e quantitativas para avaliar a rigidez hepática, superando as limitações da biópsia hepática. Essas inovações, incluindo técnicas de ultrassom como TE, ARFI, SWE e ETR, oferecem métodos confiáveis de quantificação direta da rigidez hepática, representando uma nova era na avaliação da fibrose hepática. Enquanto isso, a RTE continua a evoluir, oferecendo avaliações qualitativas complementadas por metodologias quantitativas emergentes. Conclusão:Portanto, ao considerar os desafios e as limitações da biópsia hepática, é evidente que a elastografia representa um avanço significativo na avaliação da fibrose hepática. Seu potencial para fornecer informações objetivas, quantitativas e não invasivas tem o potencial de transformar o manejo clínico dessas condições hepáticas, permitindo uma abordagem mais precisa e personalizada para cada paciente. No entanto, são necessárias mais pesquisas para validar completamente seu uso clínico e estabelecer diretrizes claras para sua aplicação em diferentes contextos clínicos.

  • Palavras-chave
  • Elastografia, Fibrose hepática, Diagnóstico não invasivo
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.
Voltar Download

APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL

É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.

A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.

Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.

Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.

Boa leitura!

  • Ultrassonografia Geral
  • Ultrassonografia em Medicina Interna
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Ultrassonografia Pediátrica
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia Musculoesquelética
  • Point-of-care
  • Ensino em Ultrassonografia
  • Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

Comissão Organizadora

CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira

Comissão Científica

Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.

 

Anais do Evento: V JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/vjornadasbus 

Anais do Evento: IV JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/ivjornadasbusal

Anais do Evento: III JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/jornadaultrassonografiasbusal