DUPLICAÇÃO COMPLETA DO SISTEMA COLETOR: RELATO DE CASO E PAPEL DA ULTRASSONOGRAFIA NO DIAGNÓSTICO INTRAÚTERO E SEGUIMENTO PÓS-NATAL.

  • Autor
  • Evelynne Gomes Peixoto de Melo
  • Co-autores
  • Luiz Pessoa Lira Souza , Gustavo Jambo Cantarelli , Carlos Daniel de Lima Silva , Leila Arroxelas Paredes , Adilson Cunha Ferreira
  • Resumo
  • Objetivos: A duplicação do sistema coletor renal é a anomalia congênita das vias urinárias mais comum, ocorrendo entre 1% a 2% da população, mais prevalente na forma unilateral e no sexo feminino. O diagnóstico ultrassonográfico com presença de ureterocele é infrequente, sendo mais comum em meninas e por vezes está associada à duplicidade ureteral (95%). A ultrassonografia normalmente descreve a ureterohidronefrose e, se apresentar duplicação do sistema coletor, pode ocorrer dilatação do polo inferior por refluxo associado. Na bexiga quando parcialmente repleta, pode ser visualizada ureterocele na região póstero-lateral e em alguns casos observa-se uma dilatação ureteral de grande amplitude, porém com um rim de menor dimensão ou apresentando polo superior atrófico. O objetivo do presente estudo foi discutir o papel da ultrassonografia no diagnóstico intraútero de duplicação do sistema coletor, bem como seu seguimento no pós-natal. Descrição do Caso: Lactante, de 1 mês, com entrada em serviço ambulatorial de ultrassonografia no interior do Estado de Alagoas para acompanhamento, após diagnóstico ecográfico morfológico do 2º e 3º trimestres durante pré-natal, compatível com hidronefrose em rim esquerdo e imagem anecóica em topografia vesical, porém sem apresentar queixas urinárias. Diagnóstico e Discussão: Realizado exame ultrassonográfico na escola Gesttus, sendo evidenciada duplicação completa do sistema coletor renal à esquerda com hidronefrose acentuada da unidade superior e discreta dilatação pielocalicinal da unidade inferior, além de Dolicomegaureter à esquerda com dilatação em todo o seu trajeto. Na bexiga, que se encontrava subjetivamente repleta, foi evidenciada ureterocele de grandes dimensões à esquerda. Considerações finais: A duplicação completa do sistema coletor apesar de ser comum entre as anomalias congênitas, é encontrada em menor proporção no sexo masculino (34%). Apesar do paciente lactante não apresentar sintomas urinários, não é comum evoluir com queixas de jato fraco e interrompido ou até mesmo anúria e ascite. A ultrassonografia teve papel fundamental tanto no diagnóstico intraútero como no acompanhamento de sua evolução no pós-natal, possibilitando assim, subsídios para o tratamento em tempo oportuno.

  • Palavras-chave
  • Ultrassom, hidronefrose, ureterocele, seguimento.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ultrassonografia Geral
Voltar Download

APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DA VI JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL

É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VI Jornada Alagoana de Ultrassonografia e Medicina Fetal, um evento que se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos e científicos na área da ultrassonografia no estado de Alagoas.

A Jornada tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de experiências e a atualização científica de profissionais e estudantes da área da saúde, com ênfase na ultrassonografia e na medicina fetal. O evento reuniu especialistas renomados, pesquisadores, professores e profissionais da medicina, proporcionando debates e apresentações de estudos e inovações tecnológicas na área.

Os Anais desta edição reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, abordando temáticas diversas, como avanços no diagnóstico por imagem, estudos de casos clínicos, aplicação de novas tecnologias e discussões sobre condutas e diretrizes na medicina fetal. Esses registros são fundamentais para a consolidação e divulgação do conhecimento produzido, fortalecendo a ciência e a prática profissional na área.

Agradecemos a participação de todos os autores, palestrantes, organizadores e patrocinadores que contribuíram para a realização deste evento. Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sirvam de inspiração e referência para estudos futuros, estimulando o avanço contínuo da ultrassonografia e da medicina fetal no Brasil e no mundo.

Boa leitura!

  • Ultrassonografia Geral
  • Ultrassonografia em Medicina Interna
  • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
  • Ultrassonografia Pediátrica
  • Ultrassonografia Vascular
  • Ultrassonografia Musculoesquelética
  • Point-of-care
  • Ensino em Ultrassonografia
  • Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

Comissão Organizadora

CM Diagnóstica
Victor Lemos
Ana Paula Silva
Adilson Cunha Ferreira
Dr. Gustavo Cantarelli
Adilson Cunha Ferreira

Comissão Científica

Adilson Cunha Ferreira MD. PhD.
Antonio Carlos Moraes MD. EsP.
Marcos Cintra MD. EsP.

 

Anais do Evento: V JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/vjornadasbus 

Anais do Evento: IV JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/ivjornadasbusal

Anais do Evento: III JORNADA ALAGOANA DE ULTRASSONOGRAFIA E MEDICINA FETAL
https://doity.com.br/anais/jornadaultrassonografiasbusal