É com satisfação que a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) apresenta os Anais do KM Brasil 2025 – 20º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, realizado entre os dias 10 e 12 de setembro de 2025, em São Bernardo do Campo – SP.
O KM Brasil consolida-se como o maior evento nacional dedicado à difusão, ao debate e ao avanço da Gestão do Conhecimento (GC), reunindo pesquisadores, profissionais, gestores públicos e privados, além de estudantes, em um espaço plural de diálogo e construção coletiva.
Nesta edição, os trabalhos foram submetidos ao processo de avaliação científica double blind review, conduzido pela Comissão Científica e pelos Coordenadores de Trilhas, garantindo rigor acadêmico, imparcialidade e alinhamento às diretrizes do congresso. A produção aqui reunida reflete a diversidade e a vitalidade da área de GC, contemplando abordagens teóricas, metodológicas, práticas e prospectivas.
Os artigos estão organizados em quatro trilhas temáticas:
Trilha 1 – Teorias e Desenvolvimento: contribuições conceituais, revisões sistemáticas e modelos teóricos sobre GC.
Trilha 2 – Métodos, Processos, Técnicas, Práticas e Ferramentas: pesquisas empíricas e aplicações metodológicas em GC, com ênfase em processos, práticas e tecnologias.
Trilha 3 – Aplicações e Iniciativas: estudos de caso e relatos de experiências em organizações públicas e privadas, destacando impactos e inovações.
Trilha 4 – Tendências Emergentes: debates sobre educação corporativa, diversidade, ética, globalização, sustentabilidade e tecnologias emergentes na GC.
Além dos artigos, os anais incluem os vencedores do Prêmio SBGC de Teses e Dissertações, reconhecendo trabalhos de excelência que fortalecem a produção científica e a aplicabilidade da Gestão do Conhecimento no Brasil e no mundo.
Thiago Zschornack, autor da tese “Processo de gestão de riscos integrado ao processo de inovação em companhias de saneamento”, foi premiado com o título de Melhor Tese de Doutorado no 20º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento.
Sua pesquisa, desenvolvida no PPGEGC – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídias do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação do Prof. João Artur de Souza, contribuiu de forma pioneira para integrar a gestão de riscos e a inovação no setor de saneamento, com impacto direto no avanço científico e tecnológico e na promoção da universalização do acesso ao saneamento no Brasil.
Gustavo Simas da Silva, autor da dissertação “ECO-CAOs: um metamodelo conceitual para Ecossistemas de Conhecimento e Culturas de Aprendizagem Organizacional”, foi premiado com o título de Melhor Dissertação de Mestrado no 20º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento.
Sua pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da Profa. Vânia Ribas Ulbricht, apresentou um metamodelo conceitual inovador, incorporando novos construtos e ferramentas replicáveis, com contribuições teóricas e práticas para a construção de ecossistemas de conhecimento e aprendizagem organizacional.
Esperamos que este material inspire reflexões críticas, fomente novas pesquisas e fortaleça a integração entre academia, organizações e sociedade, reafirmando o papel estratégico da Gestão do Conhecimento para o desenvolvimento sustentável, a inovação e a transformação social.
Comissão Organizadora
SBGC - Soc. Bras. de Gestão do Conhecimento
Elissandra Pereira Hurtado
Antonio Carlos Mendes
Júlia Frozza
Mariana Rodrigues de Lima
Shoraya Carneiro
Jhon Meira
Euro Marques Júnior
Comissão Científica
Diretor Científico: Prof. Dr. Euro Marques Júnior (IFSP/SBGC)
Coordenadores de Trilhas:
Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar (UNINOVE)
Prof. Dr. Hércules Antônio do Prado (UCB)
Profª Dra. Ana Paula Bernardi da Silva (UCB)
Profª Dra. Valéria Macedo (SBGC)
Profª Dra. Ingrid Weingärtner Reis (UTPL)
Prof. Dr. Fabricio Ziviani (UCB/ISCTE)
Revisores
Ana Paula Bernardi da Silva
Angela Mara de Barros Lara
Claudia Barbosa dos Santos de Souza
Debora Schettini
Douglas Alves Cassiano
Edilson Ferneda
Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Édis Mafra Lapolli
Elaine Dias
Erik Gustavo Del Conte
Euro Marques Júnior
Fabio Kazuo Ohashi
Fábio Câmara Araújo de Carvalho
Fabricio Ziviani
Felipe Silva Martins
Fernando Fukunaga
Fernando Gasi
Flávia Ponte Bandeira S. Costa
Franciene Duarte Gomes
Gabriela Cappellari
Geraldo Cardoso de Oliveira Neto
Gustavo Simas da Silva
Henrricco Nieves Pujol Tucci
Hércules Antônio do Prado
Ingrid W. Reis
Ivanir Costa
Jose Ricardo Scareli Carrijo
Klaus Schutzer
Larriza Thurler
Leandro Cearenço Lima
Leonardo Ribeiro Rodrigues
Leticia Gorri Molina
Marcos Gaspar
Marcos Vido
Matheus Silva de Paiva
Patricia Belfiore Favero
Paulo Andre Ferreira
Renata de Souza França
Rodrigo Duarte Guedes
Roniberto Morato do Amaral
Sigmar de Mello Rode
Silvia Novaes Zilber Turri
Tamara Lima Martins Faria
Thiago Zschornack
Ugo Ibusuki
Valéria Macedo
Vanderli Correia
Wagner Cesar Lucato
Walter Cardoso Sátyro
Wanise Borges Gouvea Barroso