A Relação dos Hábitos de Vida Durante a Gestação e o Autismo

  • Autor
  • Olívia David Pacheco de Faria Rodrigues
  • Co-autores
  • Paulo Roberto de Carvalho Teixeira , Bianca das Chagas Marins , Lídia Maria dos Santos Silveira Patrocínio , Gabriella Pacheco Costa , Brenda kelly de Jesus Santos Penha , Diego de Oliveira Andrade , Guilherme Cherobini Barbieri , Raul Vitor Nascimento Severi Silva , Mariane Rabelo Coelho Fernandes
  • Resumo
  • A Relação dos Hábitos de Vida Durante a Gestação e o Autismo

    Olívia David Pacheco de Faria Rodrigues - AUTORA

    Medicina - UFU

    Paulo Roberto de Carvalho Teixeira

    Universidade federal do Pampa - Medicina

    Bianca das Chagas Marins

    Universidade federal do Pampa - Medicina

    Lídia Maria dos Santos Silveira Patrocínio

    Universidade Federal do Pampa - Medicina

    Gabriella Pacheco Costa

    Universidade de Vassouras - Medicina

    Brenda kelly de Jesus Santos Penha

    UFU - Medicina

    Diego de Oliveira Andrade

    UNIPAMPA - Medicina

    Guilherme Cherobini Barbieri

    UNIPAMPA - Medicina

    Raul Vitor Nascimento Severi Silva

     UFU - Enfermagem

    Mariane Rabelo Coelho Fernandes

    Medicina - UFU

    RESUMO

    Introdução: A síndrome de Asperger (SA) trata-se de um distúrbio no desenvolvimento neurológico, sendo classificada como TEA (Transtorno do Espectro Autista), a qual se enquadra no transtorno global do desenvolvimento (TGD), sendo esta uma condição a qual gera persistentes déficits no processo de interação social. Objetivo: Proporcionar um conhecimento maior acerca da SA, bem como o espectro a qual está inerida; sendo que a aplicação destes conhecimentos e informações obtidas será favorável para que haja uma correta identificação do transtorno, bem como o correto direcionamento para realização de intervenções terapêuticas, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para o portador e seus familiares. O estudo visa evidenciar que o diagnóstico precoce oferece ao portador uma maior probabilidade de desenvolvimento social. Metodologia: Foi realizada pesquisa exploratória-descritiva-explicativa, o qual tem por objetivo descrever de forma detalhada o histórico da SA, bem como expor e explicar os pontos referentes a etiologia do quadro, detalhando a manifestação clínica e pontuando as dificuldades encontradas para a realização do diagnóstico, entre outros pontos pertinentes ao transtorno. Resultados e Discussão: A partir da complexa etiologia apresentada pelo transtorno, torna-se necessário que se aponte e encaminhe tais indivíduos para um correto processo de intervenção, sendo este essencial para a obtenção de resultados significativos ao portador. Considerações finais: A SA trata-se de um distúrbio do desenvolvimento neurológico, originado por determinadas alterações precoces e fundamentais no processo de socialização do individuo, levando a ocorrência de uma cascata de impactos prejudiciais para a condição de vida do portador.

    Palavras-chave: Histórico, Manifestação clínica. Síndrome de Asperger

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Histórico Asperger autismo
  • Área Temática
  • Artigo Não Indexado, Direito na Saúde, Ética e Bioética;
Voltar Download

ISBN registrado: 978-65-982433-7-1

Veiculação:  Digital 

Revista não indexada Lion 

Os trabalhos que foram submetidos e aceitos, estão nos anais do evento do primeiro CONSIS. 

  • Artigo Não Indexado, Políticas Sociais, Administração e Recursos na Saúde;
  • Artigo Não Indexado, Atenção Primária; Secundária e Terciária à Saúde;
  • Artigo Não Indexado, Direito na Saúde, Ética e Bioética;
  • Artigo Não Indexado, Prevenção e Promoção da Vigilância em Saúde;
  • Artigo Não Indexado, Universalização, Equidade e Integralidade do Cuidado;
  • Artigo Não Indexado, Sistema Único de Saúde, Saúde Pública;
  • Artigo Não Indexado, Saúde do Adulto, da Mulher, da Criança e Adolescente e do Idoso.
  • Artigo Não Indexado, Terapia Intensiva, Clínica Médica.

Comissão Organizadora

Editora Lion e Nmed cursos