Introdução: O desenvolvimento humano é um processo complexo, contínuo e dinâmico, influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. A infância se caracteriza por mudanças psicossociais e biológicas, das quais permitem obtenções importantes nos domínios motor, afetivo-social e cognitivo do desenvolvimento. O uso excessivo de telas durante a primeira infância, que compreende desde o nascimento até os seis anos de idade, impacta negativamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Objetivo: Entender como o uso excessivo de telas por crianças na primeira infância interfere no seu desenvolvimento. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, foi realizado um levantamento bibliográfico de caráter descritivo e exploratório, através das bases de dados: SciELO, Medline e Lilacs, utilizando os descritores: “uso de telas”, “desenvolvimento infantil”, “primeira infância” e “saúde da criança”, através do operador booleano “AND”. Resultados e Discussão: A exposição prolongada às telas na infância é um fator de risco significativo para o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, associando-se a atrasos na fala, linguagem, e habilidades motoras, além de impactar negativamente a saúde social e emocional. O uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, pode levar à fadiga extrema, estresse crônico e dificuldades comportamentais, como irritabilidade e impaciência, agravadas pela exposição a conteúdos inadequados para a idade. A saúde mental das crianças também é comprometida, com o aumento de sintomas de depressão, ansiedade, e oscilações de humor, além de dificuldades de concentração e baixo rendimento escolar. A interferência da luz azul das telas na produção de melatonina provoca distúrbios do sono, que, por sua vez, podem resultar em hábitos alimentares irregulares e preferência por alimentos de baixo valor nutricional. A redução do tempo de interação social e familiar, causada pelo uso excessivo de dispositivos, prejudica o desenvolvimento de habilidades essenciais como a empatia e a formação de vínculos afetivos, comprometendo o bem-estar geral das crianças. Esses fatores podem levar a uma dependência tecnológica, onde as crianças têm dificuldade em se entreter sem dispositivos eletrônicos, impactando negativamente seu desenvolvimento integral e social. Conclusão: Nesse sentido, importante evitar que crianças sejam expostas muito cedo a telas e também limitar seu tempo de exposição.
ISBN registrado: 978-65-982433-7-1
Veiculação: Digital
Revista não indexada Lion
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