APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O IMPACTO PARA PACIENTES IDOSOS, ANALFABETOS, COM DOENÇAS CRÔNICAS E POLIFARMÁCIA

  • Autor
  • Carolina Fátima Gioia Nava
  • Co-autores
  • Jeniffer Aparecida de Morais Rodrigues, Daniel Rodrigues Silva Filho, Juliana Tonelli Teixeira Álvares, Lucas Cruz Barbosa, Digilany Aparecida de Souza Lemes, Pedro Henrique Gomes Da Silva , Danilo Alves Guimarães De Moura, Isabela Ferreira Saddi, Daniel Saddi Domingues, Lygia Wannessa Galvão, Hardwicken Miranda Vargas, Murillo de Sousa Pinto
  • Resumo
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    RESUMO: A crescente prevalência de doenças crônicas, como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, especialmente entre a população idosa, exige abordagens inovadoras na educação em saúde. Nesse contexto, as tecnologias em saúde emergem de forma expressiva, abrangendo todos os instrumentos utilizados para cuidar e educar pessoas. Este estudo teve como objetivo desenvolver tecnologias educacionais em saúde com foco na assistência holística a pacientes idosos, não alfabetizados, portadores de comorbidades e em uso de polifarmácia, de forma a incentivar mudanças no estilo de vida e aprendizagem do autocuidado. A pesquisa foi conduzida de setembro a novembro de 2024, utilizando a metodologia revisão integrativa da literatura e foram utilizados artigos científicos buscados por meio dos descritores booleanos (caregiver OR caretaker) AND (psychosocial support OR emotional support) AND (hypertensive patient OR diabetic patient OR patient with sequelae of stroke), nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo. Dentre os 65 artigos encontrados durante a busca realizada, 7 foram considerados elegíveis para a teorização do presente estudo, o qual visa abordar os problemas principais de forma holística e integrada, levando em consideração as necessidades tanto dos pacientes quanto dos cuidadores, para promover o bem-estar e a qualidade de vida de ambos. Observa-se que a aplicação de tecnologias educacionais leves na educação em saúde é essencial, especialmente para pacientes idosos com doenças crônicas, não alfabetizados e em uso de polifarmácia. Diante disso, observa-se que essas tecnologias facilitam a aquisição de conhecimentos de forma lúdica, favorecendo o aprendizado, autoeducação e autocuidado. Além disso, sua adaptação às diversas realidades encontradas, enriquece a experiência dos profissionais de saúde da atenção básica e pode otimizar o tempo de atendimento, tornando o processo mais eficiente e eficaz.

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Diabetes Mellitus, Hipertensão, Tecnologia educacional.
  • Área Temática
  • Artigo Não Indexado, Universalização, Equidade e Integralidade do Cuidado;
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ISBN registrado: 978-65-982433-7-1

Veiculação:  Digital 

Revista não indexada Lion 

Os trabalhos que foram submetidos e aceitos, estão nos anais do evento do primeiro CONSIS. 

  • Artigo Não Indexado, Políticas Sociais, Administração e Recursos na Saúde;
  • Artigo Não Indexado, Atenção Primária; Secundária e Terciária à Saúde;
  • Artigo Não Indexado, Direito na Saúde, Ética e Bioética;
  • Artigo Não Indexado, Prevenção e Promoção da Vigilância em Saúde;
  • Artigo Não Indexado, Universalização, Equidade e Integralidade do Cuidado;
  • Artigo Não Indexado, Sistema Único de Saúde, Saúde Pública;
  • Artigo Não Indexado, Saúde do Adulto, da Mulher, da Criança e Adolescente e do Idoso.
  • Artigo Não Indexado, Terapia Intensiva, Clínica Médica.

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