Este projeto é sobre a dinâmica do Clube de Robótica da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, suas experiências exitosas e dados sobre o perfil do aluno que teve contato com a robótica educacional nas séries finais. Também pretende investigar se as ações em equipe tem gerado impacto significativo em outras atividades do contexto escolar. Quanto aos aspectos metodológicos, o trabalho partiu de uma conversa sobre a percepção dos alunos antes e depois dos trabalhos em equipe desenvolvidos no curso de Introdução à Robótica na escola. Foi necessário conhecer todo o planejamento desde a seleção dos alunos para o Clube em sua parte prática e o trabalho do professor em sala de aula com a parte teórica fazendo a interdisciplinaridade com as demais disciplinas, assim como, as competições. Após esse contexto elaboramos um questionário para ser aplicado através do Google Docs com os alunos que participaram simultaneamente das vivências prática e teórica da robótica educacional. E, por último, fizemos a análise dos dados coletados. A análise inicial dos dados nos mostra uma disparidade entre a quantidade de meninos que é de 78,1% e de meninas que somam apenas 21,9%. Outro dado significativo foi que 96,9% dos estudantes pesquisados sentiram que a sua participação no Clube melhorou o rendimento nas disciplinas da grade escolar. A pesquisa revela ainda que na percepção dos alunos, a vivência no Clube de Robótica gerou melhores resultados quanto à concentração para realização de tarefas, mais harmonia nas atividades em grupo, bem como, mudanças de atitudes no âmbito escolar.
Comissão Organizadora
Mateus Alex Barbosa Dedê
Comissão Científica