CONECTADO AS EMOÇÕES

  • Autor
  • GIZELE DA COSTA FONTELES (Aluna)
  • Co-autores
  • STEPHANY ASSUNÇÃO ROCHA DE VASCONCELOS (Aluna) , OSMALENE MAYARA DE SOUZA (Orientadora)
  • Resumo
  •  

    Com a crise sanitária causada pelo COVID-19, os estabelecimentos de ensino tiveram suas atividades presenciais suspensas, implementando-se ensino remoto, com retorno gradativo já nesse ano de 2021. Como consequência, há alteração na rotina e nos hábitos de grande parte da população, com perda da liberdade e uma série de impactos psicológicos, como depressão e ansiedade, para tanto nesse retorno as aulas presenciais é essencial o acolhimento e empatia com os mesmo. Diante disso, a pesquisa objetiva desenvolver nos discentes a capacidade de se conectar as suas emoções, através momentos dinâmicos e de reflexão, para que os mesmos consigam ampliar suas capacidades ter empatia, autogestão e está aberto ao novo. O projeto foi desenvolvido com os discentes da EMEF José Brandão de Albuquerque no município de Jijoca de Jericoacoara/ CE. A primeira etapa da pesquisa se deu através de um levantamento bibliográfico sobre a temática. A segunda etapa aconteceu no retorno as aulas presenciais, com a aplicação de diagnóstico soco emocional, que tinha como objetivo identificar como estava as emoções e sentimentos nesse retorno pós pandemia. Após essa verificação inicial, partiu-se para a etapa das ações, onde foram realizados vários momentos diferentes com a finalidade e conectar os discentes as suas emoções, dentre eles estão: dinâmicas de descontração nas aulas, músicas, piquenique, café da manhã, rodas de conversa, frases motivacionais, entre outros. Essas ações ocorrem semanais nas turmas. Além disso, os alunos fizeram uma auto avaliação, com objetivo de promover um momento de autorreflexão acerca dos aprendizados vividos com essas atividades. Através do diagnostico sócio emocional foi possível entender as fragilidades e dificuldades que os alunos vivenciaram. Com os momentos realizados nesse retorno, observou-se o engajamento dos discentes nas atividades, o quando esses estavam abertos em participar dos momentos, expuser suas fragilidades e até se emocionar com os problemas do outro. Foi notória a evolução deles com os temas trabalhados. Na auto avaliação esta evolução ficou ainda mais evidentes, pois perceberam o quando eles cresceram como pessoa com esses momentos e o quando são essenciais em nossa vida, é preciso saber lidar com os sentimentos. Conclui-se que abordar assuntos relacionados ao emocional dos discentes é essencial, para desenvolver a capacidade dos mesmos de lidar com situações problemas na vida. Para tanto, faz-se necessário que a abordagem desse tema ocorra com frequência, com ações contínuas que visem o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional dos discentes.

     

  • Palavras-chave
  • Sócio emocional, Escola acolhedora, Autoconhecimento
  • Área Temática
  • Ciências Humanas
Voltar
  • Ciências Sociais e Aplicadas
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciências da Saúde
  • Meio Ambiente
  • Engenharia

Comissão Organizadora

Mateus Alex Barbosa Dedê

Comissão Científica