O presente trabalho apresenta uma solução para a necessidade de se criar uma ferramenta didática pedagógica que possibilite deficientes visuais interpretar imagens contidas em exames educacionais e livros didáticos de Matemática e de Ciências da Natureza. Frente a realidade de inclusão escolar, fez-se necessário a tomada de medidas emergenciais que perpassam a educação em todos os níveis de ensino, e a pesquisa e elaboração de ferramentas didáticas que possibilitem esta inclusão. Das ferramentas existentes podemos destacar o código alfanumérico Braille e o software Monet de produção de imagens em alto relevo. Aponta-se aqui a técnica de termoformagem como a mais apropriada para a transcrição de imagens em alto-relevo capazes de serem lidas por estudantes cegos. Para a criação de uma linguagem específica à representação das imagens, usa-se a Sequência FEDATHI como parâmetro norteador e avaliador da ferramenta sugerida. Espera-se, com essas inferências, promover reflexões sobre mecanismos que possibilitem os deficientes visuais a fazerem suas interpretações de imagens, gráficos e tabelas, tirando suas conclusões sem ajuda do ledor e textos que descrevem as ilustrações contidas no processo de avaliação de Matemática e Ciências da Natureza em larga escala, como no ENEM e SAEB.
Comissão Organizadora
Mateus Alex Barbosa Dedê
Comissão Científica