MATURAÇÃO NA TRANSCRIÇÃO DE IMAGENS VISUAIS PARA IMAGENS TÁTEIS NO PROCESSO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Autor
  • LARISSA FONTENELE MENDES
  • Co-autores
  • TÁRCILA MOTA DE FREITAS
  • Resumo
  •  

     O presente trabalho apresenta uma solução para a necessidade de se criar uma ferramenta didática pedagógica que possibilite deficientes visuais interpretar imagens contidas em exames educacionais e livros didáticos de Matemática e de Ciências da Natureza. Frente a realidade de inclusão escolar, fez-se necessário a tomada de medidas emergenciais que perpassam a educação em todos os níveis de ensino, e a pesquisa e elaboração de ferramentas didáticas que possibilitem esta inclusão. Das ferramentas existentes podemos destacar o código alfanumérico Braille e o software Monet de produção de imagens em alto relevo. Aponta-se aqui a técnica de termoformagem como a mais apropriada para a transcrição de imagens em alto-relevo capazes de serem lidas por estudantes cegos. Para a criação de uma linguagem específica à representação das imagens, usa-se a Sequência FEDATHI como parâmetro norteador e avaliador da ferramenta sugerida. Espera-se, com essas inferências, promover reflexões sobre mecanismos que possibilitem os deficientes visuais a fazerem suas interpretações de imagens, gráficos e tabelas, tirando suas conclusões sem ajuda do ledor e textos que descrevem as ilustrações contidas no processo de avaliação de Matemática e Ciências da Natureza em larga escala, como no ENEM e SAEB.

  • Palavras-chave
  • Deficiente visual; transcrição de imagem; avaliações em larga escala.
  • Área Temática
  • Ciências Exatas e da Terra
Voltar
  • Ciências Sociais e Aplicadas
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciências da Saúde
  • Meio Ambiente
  • Engenharia

Comissão Organizadora

Mateus Alex Barbosa Dedê

Comissão Científica