Nosso projeto foi baseado na revisão bibliográfica de artigos e websites, com o objetivo de
descobrir e esclarecer os motivos por trás das ações de um agressor de cyberbullying. O
cyberbullying é uma variação do bullying tradicional que acontece via internet. É muito
comum entre jovens de todo o mundo e geralmente acontece em plataformas de redes sociais
e internet chat rooms.
Também contamos com a participação de duas psicólogas que nos ajudaram a entender o
ponto de vista do agressor. Ao longo do trabalho, observamos duas características que
predominavam em todos os artigos e pesquisas, elas sendo a necessidade do agressor se sentir
superior e o tédio.
Outro fator que observamos, que está mais envolvido na parte de neurologia, foi como é o
cérebro de um agressor e como funciona a mente em uma situação agressiva, as categorias de
agressão, etc. No relatório principal nós, nos especificamos na área da agressão chamada de
“agressão instrumental” ou “proativa” que é a agressão, na qual, o cyberbullying se encaixa.
A agressão instrumental é aquela que não é baseada em uma reação, ela geralmente é
planejada.
Por último queríamos deixar claras nossas intenções ao escolher esse tema, nós refletimos
sobre o assunto ao escolher a questão norteadora e chegamos a conclusão que poucas vezes
focamos no agressor quando ouvimos a palavra “bullying” ou neste caso, a palavra
“cyberbullying”.
Comissão Organizadora
Mateus Alex Barbosa Dedê
Comissão Científica