O projeto “Literando: Uma viagem do entretenimento à discussão da realidade social na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Valdo de Vasconcelos Rios – Itarema – Ce”, aborda a relação da literatura, enquanto arte do entretenimento para discussão da realidade social. A partir de pesquisas realizadas, constata-se que os adolescentes atualmente enfrentam muitos problemas, dentre estes podem ser citados os socioemocionais. No espaço pesquisado, dentre muitos, identifica-se bullying, preconceito, automutilação, homofobia, dificuldade de aceitação do corpo e depressão. O objetivo geral do projeto é analisar as contribuições da literatura como instrumento para a discussão da realidade social na Escola Ensino Médio em Tempo Integral Valdo de Vasconcelos Rios. Já os objetivos específicos são: Utilizar o Programa Círculos de Leitura para debater os problemas enfrentados pelos estudantes da escola; realizar a leitura de obras e textos literários que dialoguem com a realidade dos estudantes, associando-os à fundamentação teórica; e criar uma página nas redes sociais, utilizando a arte literária para debater problemas enfrentados pelos jovens e pela sociedade. Desse modo, a pesquisa pode ser considerada um estudo de caso empírico que usa a abordagem quantitativa e qualitativa (predominante). Na primeira parte do projeto, realizou-se pesquisa documental a partir da análise de projetos da disciplina de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no período de 2017-2019 na escola, nas turmas da 1ª série em que se identificou nas temáticas pesquisados muitos problemas socioemocionais. . O período foi delimitado a partir da introdução da disciplina no currículo e considerando que no ano de 2020 não houve projetos de NTPPS por causa da pandemia. A observação da 1ª série se deu por ser a série que pesquisa temas relacionados ao ambiente escolar.Na segunda parte do projeto, aplicou-se o projeto nas turmas da 2ª série do Ensino Médio no ano de 2021 dentro do Programa Círculo de Leitura, iniciado virtual e, posteriormente, presencial. Dentre as obras trabalhadas, explorou-se os livros “Por que minha diferença te incomoda?” e “O imperador que ignorou a ciência#Uma ameaça à vida”. Nesse etapa, realizou-se o estudo de referencial teórico para apoiar a pesquisa. Por ultimo, realizou-se pesquisa de campo para avaliar os impactos do projeto que envolveu 96 estudantes da 2ª série, matriculados na escola no ano de 2021. Para coleta de dados, houve a aplicação de questionário on-line de forma amostral a 16 estudantes, representando 16,7% dos participantes da ação do projeto, utilizando-se a Escala de Likert. Por fim, conclui-se a partir dos dados coletados na pesquisa de campo que a arte literária é um importante ferramenta de discussão da realidade social. Acrescenta-se ainda que a pesquisa contribuiu para a mudança de postura dos estudantes participantes, desenvolvendo relações mais empáticas para com as pessoas, tendo em vista que o projeto por meio da literatura favoreceu a discussão de muitos problemas enfrentados pelos jovens.
Comissão Organizadora
Mateus Alex Barbosa Dedê
Comissão Científica