Evasão escolar e a desumanização: um estudo à luz do pensamento de Paulo Freire.

  • Autor
  • Kamylla Gontijo de Melo
  • Resumo
  • É de suma importância refletirmos, analisarmos e entendermos sobre a educação e seu respectivo papel para com a sociedade, tendo discernimento de que ela é responsável por parte do processo de humanização do indivíduo. 

    O conhecimento é puramente humano, e quando o jovem não passa pela experiência escolar, ele não completa seu processo de humanização; processo esse que é significativo por conta das experiências que o aluno passa por diversos aspectos trabalhados no ambiente escolar que colaboram com a preparação do aluno para a vida adulta. 

    Nesse sentido, a evasão escolar - termo que designa ao processo em que o aluno deixa de fazer parte da escola - impede esse processo de humanização. E por esse fato, é preciso uma grande atenção ao impasse que foi refletido por Paulo Freire em sua tese escrita em 1967, mas que se mantém viva até os dias atuais, onde fala sobre a desumanização em sala. 

    Para o desenvolvimento deste trabalho, foi lido e refletido sobre a educação e números de evasão escolar no Brasil que nos mostram a importância de buscarmos soluções a isso e principalmente, um mapeamento da tese de Paulo Freire aplicada à contemporaneidade. Sua tese “Papel da educação na humanização", serve como objeto de pesquisa do trabalho. Fizemos um estudo relacionando e citando diversos outros educadores e autores, fazendo um cotejamento de ideias entre eles e Paulo Freire. A partir disso, chega-se a conclusões sobre a tremenda importância dos estudos para a vida do jovem, para a preparação para a vida adulta e que seja inserido na sociedade, formando seres capazes de serem ativos no mundo. 

    É preciso que busquemos novamente o sentido da educação para os alunos. Quando o aluno decide seguir o processo de evasão escolar, quer dizer que a escola possui outros significados que não são mais tratados como prioridade em sua vida. A escola perdeu seu sentido para os alunos evadidos, e devemos encontrar maneiras de trazer de volta esse sentido, e enfim, mostrar a importância dos estudos na vida de qualquer indivíduo para que formemos do mundo um lugar melhor com seres ativos nele, nunca passivos. 

    Espera-se encontrar por meio da análise da tese do Paulo Freire escrita em 1967 uma contemporaneidade que nos proporcione visualizar meios de solucionar a evasão escolar por meio de um de seus problemas específicos: a desumanização do aluno em sala de aula. Refletir sobre a educação e seus respectivos papéis e responsáveis tem o objetivo de transmitir ao leitor uma maneira diferente de ver a educação. Não só, como trazer argumentos concretos de que a desumanização é responsável como causa e consequência da evasão escolar, trazendo em pauta a tremenda importância de buscarmos resolver o problema da desumanização na educação bancária ainda presente no sistema educacional. Logo, a partir de toda a reflexão e estudo durante o trabalho, chega a conclusão de uma hipótese criada como uma possível “atualização” da tese de Paulo Freire: a concepção da “Educação bancária: categoria D1/D2”.

  • Palavras-chave
  • Educação, evasão escolar, desumanização.
  • Área Temática
  • Ciências Humanas
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