A partir de uma lição escolar, na qual deveria utilizar um prendedor de roupa, palitos de sorvete e a lente de um ponteiro laser para fazer um microscópio caseiro, o único material disponível em casa eram os palitos de sorvete. Sendo assim, depois de tanto testar diversos materiais, foi possível juntar as peças que resultaram nesse projeto. Substitui a lente do laser, pela lente e estrutura de um monóculo de fotos, usado antigamente para guardar as recordações familiares. Vale lembrar aqui que quando se usa monóculo nesse projeto, é para experimentação. Desta maneira, pode-se perceber que coisas que foram usadas no passado podem ser reutilizadas no laboratório escolar sem custos muito altos. Depois disso, foram acoplados parafusos e elásticos aos palitos de sorvete para poder movimentar a estrutura e ajustar o foco do “microscópio”. Em seguida, utilizou-se o aparato para visualizar pequenos insetos e estruturas vegetais e pude comprovar a sua eficácia. O próximo passo e também tende a ser o objetivo desse projeto é a realização de oficinas e aulas em escolas públicas com esse assunto (Monóculo de fotos: solução vintage que desperta a curiosidade sobre o mundo invisível), para assim expandir esse projeto e todos se beneficiarem dele visto que muitas dessas escolas não têm verbas para comprar ou manter microscópios para uso acadêmico. E como consequência dessas oficinas/aulas, professores e/ou estudantes construirão seus próprios microscópios, incentivando atividades mão na massa, permitindo a observação de estruturas invisíveis à olho nu e assim estimulando o interesse dos alunos em ciências através da cultura maker e da aprendizagem baseada em problemas.
Comissão Organizadora
Mateus Alex Barbosa Dedê
Comissão Científica