O trabalho surgiu da inquietação de divulgar as experiências de participar de um Clube de Robótica Virtual diretamente de nossas casas. Este projeto se materializa a partir das aprendizagens experimentadas individualmente em suas residências mas também no coletivo quando acontecia a reunião virtual pelo Meet. O objetivo principal deste trabalho é apresentar a comunidade científica o engajamento dos estudantes do Clube de Robótica Virtual nas atividades desplugadas. Desenvolver no participante o senso de responsabilidade nas atividades propostas e despertar o interesse pela robótica educacional. O processo metodológico se deu a partir de encontros virtuais semanais síncronos pelo Meet com duração de uma hora e assíncronos através do Google Classroom, E-mail e WhatsApp. E, nesse contexto foram desenvolvidas as atividades práticas desplugadas como a montagem de um robô, criação de algoritmos, Arte Pixel, entre outras. Toda essa movimentação mostrou que a aprendizagem foi bastante significativa atingindo os objetivos propostos a cada encontro. A proposta de “ativar” o Clube de Robótica Virtual na nossa escola está sendo uma experiência enriquecedora para os integrantes e orientadores. Percebe-se que o estudante está sendo desafiado a desenvolver novas habilidades a partir da teoria. Um ponto que chamou bastante a atenção foi a percepção dos estudantes em valorizar o estudo das disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Esses destaques ocorreram principalmente na construção de algoritmos narrativos no qual fizeram o uso de verbos no infinitivo. Já na Língua Inglesa, a presença do vocabulário despertou para a necessidade de um segundo idioma.
Comissão Organizadora
Mateus Alex Barbosa Dedê
Comissão Científica