Promoção de alimentação saudável em UAN escolar: uso de recursos tecnológicos e participação ativa.

  • Autor
  • Hoana Maria Andrade Tomaz
  • Co-autores
  • Angela de Guadalupe Silva Correia , Cynthia Wanessa Souza do Nascimento , Kelly Morganna da Silva Araújo Cavalcante , Zaira Maria Camerino Torres
  • Resumo
  • Introdução: Dentre as atribuições obrigatórias do Nutricionista em atuação na área de Gestão em UAN, encontra-se a promoção de programas de educação alimentar e nutricional para clientes/usuários. O Marco de Referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas, proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Social, incentiva o uso de abordagens e recursos educacionais que favoreçam o diálogo com os indivíduos ou coletividades. Objetivo: Promover a ação educacional em alimentação saudável para os usuários de uma UAN escolar da rede pública federal de ensino, utilizando a participação ativa e o recurso tecnológico como ferramentas estratégicas para o envolvimento do público. Metodologia: Foi realizada uma experiência prática no período de 21 a 25 de outubro de 2024 na referida UAN visando a promoção de uma alimentação saudável, mediante a utilização de estratégias tecnológicas e interativas desenvolvidas através do aplicativo canva e divulgadas por QRcode para envolver ativamente os usuários e garantir o acesso ao conteúdo educativo. A ação consistiu na criação de cards ilustrativos e interativos com mensagens sobre alimentação saudável e seus benefícios para a saúde e bem-estar físico, divulgados via QRcode diariamente durante a semana do evento. Os códigos foram disponibilizados em avisos de mesa dentro do refeitório com a informação de que um conteúdo novo seria compartilhado diariamente. Os cards eram coloridos, interativos, de curta duração e com mensagens diretas para facilitar a compreensão, permitindo o compartilhamento, com o intuito de ampliar o alcance da ação e a disseminação da informação. Resultados/Discussões: A ação em educação alimentar e nutricional atingiu ao todo, no período de sua execução, 3528 comensais, sendo 2440 durante o horário do almoço e 1088 no jantar. A média de usuários por dia foi de 705 pessoas. Verificou-se que a maioria dos usuários possuía a ferramenta necessária para acesso do conteúdo educativo, assim como tinha conhecimento da forma de manuseio. O tempo de permanência do usuário no refeitório se mostrou suficiente para garantir o acesso e a leitura do conteúdo. O acesso facilitado e rápido também garantiu a adesão à ação e permitiu sua replicabilidade. Conclusão: A experiência foi exitosa ao promover a participação ativa do usuário e ao utilizar o QRcode como recurso tecnológico de baixo custo e fácil acesso para promover educação alimentar e nutricional em uma UAN escolar. O incentivo à participação ativa na busca de conhecimento gerou o efetivo envolvimento do usuário e, aliado à facilidade de acesso ao conteúdo, garantiu a disseminação de conteúdo educativo em alimentação saudável. Além disso, verificou-se que a estratégia e a abordagem adotadas possuem potencialidade de alcance a outros públicos através do compartilhamento do material pelo usuário da UAN, sendo de baixo custo, fácil acesso e sustentável. Por fim, sugere-se para uma maior avaliação da ação que sejam inseridas um cadastro dos usuários para um melhor monitoramento dos acessos realizados.

  • Palavras-chave
  • Alimentação saudável, educação nutricional, Alimentação Coletiva, tecnologia educacional, Participação do Público.
  • Área Temática
  • Educação Alimentar e Nutricional
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