A CORRIDA DA MULTIPLICAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Giovana Silveira Miranda
  • Co-autores
  • Francely Aparecida dos Santos
  • Resumo
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    A CORRIDA DA MULTIPLICAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

     

    Giovana Silveira Miranda

    Aluna da Pedagogia – PIBID-Unimontes

    giovanamiranda987@gmail.com

     

    Francely Aparecida dos Santos

    Professora da Unimontes

    Coordenadora de Área do PIBID

    francely.santos@unimontes.br

     

    Eixo: Educação Matemática

     

    Palavras-chave: Educação Matemática, Lúdico, Corrida da Multiplicação

     

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    A experiência relatada neste trabalho foi desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública de ensino fundamental, com estudantes do 5º ano, e teve como foco o ensino da Matemática a partir de metodologias lúdicas e participativas. A partir das observações realizadas nas aulas e com a professora regente, foi identificada uma dificuldade recorrente dos estudantes em desenvolver e memorizar a tabuada nas atividades matemáticas. Diante disso, surgiu a necessidade de propor uma intervenção que tornasse o aprendizado das multiplicações mais interessante.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    A problemática norteadora foi como potencializar a aprendizagem das multiplicações por meio de uma atividade lúdica, que envolvesse os estudantes de forma ativa e participativa? O principal objetivo foi proporcionar um ambiente de aprendizagem prazeroso e dinâmico, que

    estimulasse o raciocínio rápido, a socialização e o desenvolvimento da autonomia por meio do jogo "Corrida da Multiplicação".

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    A atividade consistiu em um jogo de percurso com regras simples, no qual os estudantes, divididos em grupos, avançavam casas conforme acertavam as operações de multiplicação que estavam desenhadas em uma carta embaixo de um cone que simbolizava as casas do jogo. O jogo foi desenvolvido no pátio, permitindo maior liberdade de movimentação das crianças.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A fundamentação teórica dessa prática baseia-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao enfatizar competências como pensamento lógico, resolução de problemas e trabalho em equipe.

     

    Resultados da prática

     

    A aplicação da atividade revelou-se extremamente positiva. Desde o início, os estudantes demonstraram entusiasmo. A repetição lúdica das multiplicações favoreceu a consolidação dos conteúdos de forma leve e natural. O ambiente descontraído reduziu a ansiedade normalmente associada às aulas de Matemática e permitiu que o erro fosse visto como parte do processo de aprendizagem.

     

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Socialmente, a prática fortaleceu os vínculos entre os estudantes e incentivou a construção de um ambiente colaborativo, no qual todos se ajudavam. Para os pibidianos, a experiência também foi rica em aprendizados, pois exigiu planejamento, mediação, adaptação às reações dos estudantes e sensibilidade pedagógica para lidar com os diferentes ritmos de aprendizagem.

     

     

    Considerações finais

     

    Nas considerações finais, destaca-se que o PIBID tem papel fundamental na formação de professores reflexivos e comprometidos com a qualidade social da educação pública. A Corrida da Multiplicação mostrou como o lúdico pode tornar o ensino da Matemática mais acessível e prazeroso, favorecendo o avanço cognitivo e o desenvolvimento social e emocional dos alunos. A prática evidenciou o potencial dos jogos educativos como ferramenta pedagógica.

     

    Referências

     

    BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação, 2018.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Lúdico, Corrida da Multiplicação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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