Esta pesquisa, que se encontra em fase inicial, tem por objetivo geral o de investigar quais são os processos de ensino e de aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal utilizados pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia incluirá a Revisão Sistemática de Literatura, uma Pesquisa de Campo com entrevistas semiestruturadas aos professores e o desenvolvimento de atividades práticas aos estudantes de turmas do 1º ou 2º ano de escolarização de Escolas Municipais de Montes Claros, além da análise documental do Referencial Curricular do Sistema Municipal de Educação de Montes Claros, voltado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa se apoia em autores como Maldaner (2016), Montes Claros (2022) e Smole e Diniz (2016), entre outros, para a construção de sua fundamentação teórica. Diante do objeto de estudo, que são os processos de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, espera-se que esta investigação contribua para a formação de conceitos matemáticos essenciais à autonomia dos estudantes e para o fortalecimento da Educação Matemática, especialmente nos Anos Iniciais, etapa fundamental para o desenvolvimento desse conhecimento.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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