CIRCUITO DOS NÚMEROS: A MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA

  • Autor
  • Evelyn Fabiana Leite Pereira
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

     

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Este resumo apresenta a experiência de uma atividade desenvolvida por acadêmicos do 3º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). A atividade foi realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com uma escola estadual em Montes Claros – MG, e teve como alvo as turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

     

    Problema norteador e objetivos

    A atividade intitulada Circuito de Números, teve por objetivo o de consolidar conteúdos do componente curricular Matemática, como reconhecimento e quantificação de números, além da prática de adição e subtração, utilizando estratégias lúdicas e concretas. A ludicidade é essencial na construção do conhecimento matemático nessa etapa dos estudos das crianças, pois brincar faz parte de sua rotina, facilitando a compreensão de conteúdos complexos de forma criativa e divertida.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    O jogo “Circuito dos Números” foi realizado com turmas do 1° ano no pátio da escola, com dois circuitos iguais feitos com cones e bambolês representando casas, algumas contendo operações de adição ou subtração. Ao final, havia operações de adição com cubinhos de madeira. As turmas foram divididas em duas equipes, e para avançar no circuito, a criança precisava responder corretamente a operação descrita casa que estavam jogando. No fim, resolviam duas operações e pegavam os cubinhos correspondentes ao resultado. Vencia a equipe que completasse o circuito primeiro.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A Matemática muitas vezes é vista como complexa. O uso de atividades lúdicas torna a aprendizagem mais dinâmica e significativa (Rigatti; Cemin, 2021). O lúdico desperta interesse, promove participação ativa e facilita a compreensão dos conteúdos. Segundo esses autores citados acima, o brincar precisa ser visto como estratégia de ensino, não apenas como recreação, pois aproxima o aluno do conhecimento. Assim, inserir o lúdico no ensino da Matemática é uma forma interessante de unir teoria e prática, promovendo um aprendizado participativo.

     

     

    Resultados da prática

     

    Durante o jogo, os alunos estavam animados, dispostos e se esforçaram para completar o circuito, resolver as contas e vencer a competição. Os acadêmicos pibidianos precisaram auxiliar durante todo o percurso, pois alguns tiveram situações de dificuldade para responder rapidamente. O resultado foi interessante, já que, apesar dos desafios, todos concluíram o circuito e acertaram as operações propostas na brincadeira.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    O desenvolvimento do Circuito dos Números foi proveitosa não só para os alunos, mas também para os acadêmicos pibidianos e a comunidade escolar. Foi possível perceber através dessa dinâmica que o conteúdo ministrado para as crianças em sala de aula, podem ser reforçados de uma maneira divertida e lúdica. Os alunos se mostraram empolgados, assim como a comunidade escolar, que demonstrou interesse na expansão da brincadeira para as demais turmas da escola.

     

    Considerações finais

     

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi quem proporcionou essa experiência, assim como outras vivências no âmbito escolar e sala de aula que são extremamente importantes na formação do professor. O contato com a escola, a gestão e a equipe docente trás conhecimentos e experiências que podem agregar significativamente na carreira dos futuros educadores.

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Lúdico, Circuito de Números
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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