A presente pesquisa tem como tema a Educação Financeira Escolar (EFE), a qual relaciona-se às situações cotidianas, como, compras e vendas e cálculos relativos a salários. A temática abordada neste trabalho é pertinente pois pode contribuir na formação crítica das pessoas em relação ao consumo consciente, assim, a pesquisa tem como questionamento: Como, e se os livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, abordam atividades que apresentam possibilidades para o trabalho com EFE em sala de aula? O objetivo geral é analisar como os livros didáticos de Matemática estão abordando atividades que apresentam possibilidades para o trabalho com a EFE em sala de aula. Como objetivo específico, debater como os documentos oficiais curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental abordam a Educação Financeira Escolar. Para o aprofundamento teórico desta pesquisa, utilizaremos os documentos oficiais normativos do currículo tais como; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e o Currículo Referência de Minas (2018) e como autores, Santos (2017) e Azevedo (2017) os quais trazem discussões que dialogam com o tema desse trabalho. Como processo metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa, a qual será realizada através de uma pesquisa de campo e documental. Assim, para a coleta de informações serão utilizados, a análise documental, a entrevista semiestruturada e a revisão de literatura. Essa pesquisa relaciona-se com o eixo temático, pois articula a alfabetização matemática à Educação Financeira oportunizando uma formação crítica e reflexiva dos estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica