Antigamente, o ensino da Matemática era realizado por meio da repetição e memorização. Entretanto, na década de 1970, uma nova abordagem ficou bastante conhecida em nível mundial, onde era priorizada a compreensão do aluno. Trata-se da tendência “Resolução de problemas” que caracteriza-se pela sua abrangência ao mundo real, ou seja, o problema matemático deixaria de ser, na Matemática, um conteúdo de mera aplicação dos conceitos para tornar-se um meio de aprender e compreender os conhecimentos teóricos e práticos deste componente curricular (Zorzan, 2007). Essa tendência promove a construção do conhecimento, enfatizando o pensar, relacionar e aplicar conceitos em contextos reais e teóricos. Este estudo apresenta uma breve revisão de literatura realizada nas aulas da disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática I, no 4° período do Curso de Pedagogia, do campus de Brasília de Minas/MG. Foi, também, realizada entrevista com uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escola pública do município citado. Os objetivos deste estudo foram compreender a importância da tendência de resolução de problemas na Educação Matemática, bem como identificar se e como ela é trabalhada nas aulas de Matemática. Os resultados da revisão de literatura e da entrevista realizada apontam que houve uma mudança no ensino da matemática, que outrora enfatizava a repetição e memorização de conteúdos, para um ensino que mobiliza a compreensão e o saber-fazer, de modo que o aluno desenvolva sua própria compreensão, elabore estratégias de solução, construa o seu conhecimento e amplie o seu raciocínio lógico. A professora entrevistada do 2° ano do Ensino Fundamental assevera que, apesar das dificuldades apresentadas por seus alunos em interpretar as atividades e efetuar as quatro operações básicas, ela busca diversificar suas práticas pedagógicas por meio de jogos e brincadeiras, desafios matemáticos, uso de material concreto e calculadora, além de trabalhar intensamente a formulação de problemas relacionados ao cotidiano para que os alunos possam resolvê-los. Metodologicamente, é oferecida ao aluno a possibilidade de construir relações e de entender a aplicabilidade dos conceitos no mundo concreto e abstrato (Zorzan, 2007). Concluímos então que, a Educação Matemática evidencia a transformação significativa no ensino do componente curricular de Matemática, destacando a transição de métodos baseados em repetição e memorização, para abordagens que priorizam a compreensão profunda e a aplicação prática dos conceitos. Quando o professor ensinapor meio daresolução deproblemas, ele oferece a oportunidadeao aluno dedesenvolver a suaprópria compreensão(Onuchic, 1999). Portanto, a Educação Matemática, ao incentivar a pesquisa e a construção de conhecimento, proporciona uma formação mais completa e integrada, que vai além da simples aplicação de fórmulas, permitindo uma aprendizagem mais significativa e duradoura.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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