IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR NA DINÂMICA DOS PROFESSORES E ESTUDANTES PIBIDIANOS

  • Autor
  • ANA FLÁVIA ALVES SANTOS
  • Resumo
  • IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR NA DINÂMICA DOS PROFESSORES E ESTUDANTES PIBIDIANOS 

     

    Ana Flávia Alves Santos 

    PIBID - Curso de Pedagogia - Unimontes 

    flaviaalves9382@gmail.com 

     

    Francely Aparecida dos Santos 

    PIBID - Curso de Pedagogia - Unimontes 

    francely.santos@unimontes.br 

     

    Eixo: Saberes e Práticas Educativas 

    Palavras-chave: Planejamento, Metodologia, Didática. 

     

    Resumo – Relato de Experiência O planejamento pedagógico é um recurso importante ao docente, como meio de promover diretamente a estruturação da teoria e da prática, além de fundamentar a organização em que será realizada posteriormente em sala de aula, e sua metodologia em que segmentará o ensino e a didática.  

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida Por estar inserida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e poder vivenciar as experiências em sala de aula. Pude identificar como o planejamento é uma ferramenta norteadora diante a jornada como futuros professores, a partir de contextos explorados nas escolas e experiências discutidas em reuniões do Programa. 

     

    Problema norteador e objetivosQual a importância da elaboração e execução do planejamento em uma sala de aula? Os objetivos, abordam acerca de como os docentes lidam com o ato de planejar, estruturar e aplicar em sala de aula, devido à influência direta na aprendizagem dos estudantes, podendo não concretizar as habilidades necessárias para uma boa formação institucional. 

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas Diante as atividades iniciadas, foi-se necessário a realização de leitura de artigos voltados aos temas necessários como base de valor, aprendizado, conhecimento, e análises sobre as situações reais da sociedade e contexto em que as escolas se relacionam, pois assim, podemos pensar sobre como os sujeitos estão lidando com cada realidade de forma a influenciar diretamente na aprendizagem dos estudantes 

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvidaPalavras-chave

  • Planejamento, Metodologia, Didática
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica