IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR NA DINÂMICA DOS PROFESSORES E ESTUDANTES PIBIDIANOS
Ana Flávia Alves Santos
PIBID - Curso de Pedagogia - Unimontes
flaviaalves9382@gmail.com
Francely Aparecida dos Santos
PIBID - Curso de Pedagogia - Unimontes
francely.santos@unimontes.br
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Planejamento, Metodologia, Didática.
Resumo – Relato de Experiência O planejamento pedagógico é um recurso importante ao docente, como meio de promover diretamente a estruturação da teoria e da prática, além de fundamentar a organização em que será realizada posteriormente em sala de aula, e sua metodologia em que segmentará o ensino e a didática.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida Por estar inserida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e poder vivenciar as experiências em sala de aula. Pude identificar como o planejamento é uma ferramenta norteadora diante a jornada como futuros professores, a partir de contextos explorados nas escolas e experiências discutidas em reuniões do Programa.
Problema norteador e objetivosQual a importância da elaboração e execução do planejamento em uma sala de aula? Os objetivos, abordam acerca de como os docentes lidam com o ato de planejar, estruturar e aplicar em sala de aula, devido à influência direta na aprendizagem dos estudantes, podendo não concretizar as habilidades necessárias para uma boa formação institucional.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas Diante as atividades iniciadas, foi-se necessário a realização de leitura de artigos voltados aos temas necessários como base de valor, aprendizado, conhecimento, e análises sobre as situações reais da sociedade e contexto em que as escolas se relacionam, pois assim, podemos pensar sobre como os sujeitos estão lidando com cada realidade de forma a influenciar diretamente na aprendizagem dos estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica