CARTOGRAFIA LÚDICA: A OFICINA COMO FERRAMENTA DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Gabriela Amorim de Macedo
  • Co-autores
  • Nalanda Cecília Silva Vasconcelos
  • Resumo
  •  

    Este estudo tem como objetivo evidenciar a oficina pedagógica “Descobrindo o Espaço: Aprendendo a fazer mapas” como recurso eficiente no ensino de Geografia para crianças dos anos iniciais. A atividade foi realizada durante o I Encontro Nacional de Geografia (ENGeR), promovido pela Unimontes, e teve como público crianças de 6 a 7 anos. A oficina introduziu noções básicas de cartografia, como localização e orientação, de forma lúdica e interativa, promovendo a alfabetização cartográfica a partir da observação do espaço vivido. A análise revelou que práticas pedagógicas que unem teoria e prática favorecem o aprendizado e a participação ativa dos alunos.

     

  • Palavras-chave
  • ensino de geografia, alfabetização cartográfica, rosa-dos-ventos, educação básica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica