Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
No contexto da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros, foi realizado o primeiro seminário temático, estruturado a partir da análise da obra “Pesquisa Social: teoria, método e criatividade”, da autora Maria Cecília de Souza Minayo. A adoção dessa estratégia metodológica, bem como a escolha da obra, justifica-se pela necessidade de oferecer uma base sólida e reflexiva, essencial para a formação de professores e pesquisadores.
Problema norteador e objetivos
O seminário teve como objetivo principal ampliar a discussão sobre ciência, teoria, método e criatividade nas pesquisas em Educação, proporcionando aos mestrandos a oportunidade de aprofundamento teórico, prático e crítico sobre seus próprios projetos de pesquisa, elaborados durante o processo seletivo do Programa.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Como estratégia metodológica da disciplina, adotou-se o Seminário Temático e científico. A turma foi dividida em seis grupos, cada um responsável por apresentar os capítulos da obra.
Esses capítulos foram expostos, inicialmente a partir das informações acadêmicas dos autores responsáveis pela sua elaboração, dos problemas de pesquisa e dos objetivos identificados em cada seção. Cabia a cada grupo após os estudos elaborarem mapas conceituais como forma de sistematizar os conteúdos que foram estudados durante a realização do seminário.
Foi orientado que cada grupo selecionasse projetos de pesquisa que foram aprovados no processo seletivo e fizessem estudos comparativos, entre o que submeteram no processo e o entendimento sobre essa elaboração que estavam tendo com o estudo da obra indicada, em especial tratada no Capítulo II, que orienta sobre a construção do projeto de pesquisa. As apresentações seguiram essa dinâmica, com duração de trinta minutos para o desenvolvimento do conteúdo. Em seguida, cada apresentação foi seguida por um momento de participação de debatedores e relatores sorteados entre os ouvintes.
Como etapa final das apresentações, será realizado uma roda de conversa com a turma, com o intuito de socializar os resultados dessas apresentações, diminuir dúvidas e avaliar o seminário.
Fundamentação teórica que sustenta a prática desenvolvida
Segundo Lakatos e Marconi (1991), o seminário é uma técnica de estudo que tem por sua finalidade articular a leitura, pesquisa, debate e reflexão, com o objetivo de promover a construção coletiva do conhecimento e a formação crítica dos estudantes. Trata-se de uma estratégia que estimula não apenas a capacidade investigativa, mas também o desenvolvimento do raciocínio lógico, da argumentação e da expressão oral e escrita, contribuindo para a elaboração clara e objetiva de conteúdos científicos.
Resultados da prática
O seminário contribuiu significativamente para o aprofundamento das habilidades dos grupos na articulação entre teoria e prática em seus projetos em desenvolvimento. A troca de experiências, aliada às sugestões de melhorias dos projetos analisados, evidenciou como uma formação colaborativa, crítica e criativa pode beneficiar o processo formativo de todos os envolvidos.
Considerações finais
A realização do seminário demonstrou ser uma estratégia capaz de permitir a consolidação de conceitos fundamentais para a prática da pesquisa em Educação. A partir da análise e reelaboração dos projetos, foi possível fortalecer uma postura comprometida com a produção de conhecimento, fomentada pelas propostas formativas do Programa.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica