ENSINO DE GEOGRAFIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

  • Autor
  • Nalanda Cecília Silva Vasconcelos
  • Co-autores
  • Gabriela Amorim de Macedo
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo discutir o papel da Inteligência Artificial (IA) no ensino de Geografia, considerando suas potencialidades, desafios e implicações pedagógicas. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa analisa como ferramentas baseadas em IA podem transformar práticas educativas, promover o engajamento discente e ampliar as possibilidades de análise espacial crítica. O estudo fundamenta-se em referenciais teóricos da Geografia e da Educação, evidenciando a importância de uma mediação consciente e crítica do professor frente às novas tecnologias. Os resultados indicam que a IA pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, desde que utilizada com intencionalidade pedagógica e com foco na formação crítica dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • ensino de Geografia, inteligência artificial, educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica